E se eu colocar teatro?

Theater

Na academia a gente aprende o que pode se considerar TODAS as ferramentas de RP. Assessoria de Imprensa, Comunicação Integrada, Técnicas para Terceiro Setor, Comunicação Comparada e assim segue a lista.

Mas, e se colocar teatro?

Eu sempre fui apaixonada por artes cênicas e decidi que ia usar teatro como ferramenta de RP. E como não existe prática sem teoria (ou vice-versa) lá fui eu fazer minha pesquisa, que de tão impressionante virou a monografia que usei no meu TCC.

Voltando ao ponto, acredite: é possível!

Encontrei vários casos em que o teatro foi usado como ferramenta de RH, em processos seletivos e situações de treinamento; usado por professores para ensinar, tanto no colégio quanto na academia; como ações e campanhas de conscientização; e tantas outras que me renderam boas páginas…

Mas o caso de RP que encontrei e quero compartilhar com vocês é o Visite Encena – História Viva no Congresso Nacional, em que os RP’s do Congresso Nacional utilizaram o teatro para literalmente dar vida as visitas monitoradas ao Congresso durante a comemoração do aniversário de Brasília. Foi tão surpreendente que virou case e foi um dos vencedores  do Prêmio Opinião Pública.

Assistam o vídeo e me contem o que acham da ideia:

E aí: onde mais a gente pode usar teatro como ferramenta de RP?

Anúncios

3 pensamentos sobre “E se eu colocar teatro?

  1. Uma das coisas mais gratificantes, para mim, deste 2013, conhecer esta iniciativa. Parabéns ao errepê Flávio Elias, com certeza ao lado de outros colegas, pelo uso da tática ‘living history’. Esta técnica foi responsável pelo sucesso da reabertura do Palácio do Catete – hoje Museu da República, aqui no Rio de Janeiro, há mais de duas décadas. Voltava gente da porta, por meses, para percorrer os corredores do palácio, numa viagem no tempo teatralizada até os momentos que antecederam o suicídio de Vargas, no palácio, em agosto de 1954. Está aí uma – ainda muito pouco usada – ferramenta de RRPP realmente poderosa!

  2. Nossa, muito legal essa idéia!! Nós, como RP’s, devemos compreender a nossa área como irrestrita! Ouvimos muito isso na faculdade, que somos um curso abrangente, que temos infinidades de ferramentas as quais usar, então que tenhamos isso em mente e que busquemos inovar, pensar em meios diferentes de passar a nossa mensagem e sermos eficazes. Também adoro artes cênicas e achei essa uma grande sacada sua! Parabéns pela pesquisa e monografia! 🙂

  3. Pingback: Resolvi usar teatro: como eu faço? | Versátil RP - Relações Públicas e Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s