Monitoramento da Internet pelo Governo

Esse post faz parte do projeto Ciranda de Blogs e foi construído coletivamente entre alguns membros da equipe Versátil RP, totalmente opinativo.

 

Ciranda de Blogs

Ciranda de Blogs

Bruna Barreto: Sorria, você está sendo monitorado

SorriaAtualmente, é comum a exibição de placas com os dizeres “Sorria, você está sendo filmado”. Mas como agir quando este monitoramento vai parar na internet?

Recentemente o ex-agente norte-americano Edward Snowden informou ao mundo que os EUA realiza monitoramento de informações de cidadãos brasileiros (e de outros países também), segundo reportagem do jornal O Globo.

O governo brasileiro se pronunciou contra, alegando que este ato fere a garantia de direitos individuais, principalmente o direito à privacidade, que é garantido na nossa Constituição.

A denúncia da fraude poderá render a Edward Snowden um dos mais prestigiados prêmios para uma pessoa pública, o Nobel da Paz, pelo esforço “heroico” com “altos custos pessoais”. Mas o simples fato de denunciar o monitoramento, que é tão comum em tempos  “off-lines”, realmente merece tal prêmio? Não deveríamos  viver em uma sociedade em que não acontece tal alto, na qual deveria  prevalecer  a privacidade?

A reflexão que fica é ate que ponto somos realmente livres, ou achamos que somos, tendo em vista que o monitoramento está chegando até nas barreiras digitais.

 

Diego Galofero: Deus está vendo, hein…

1984Antes quando alguém fazia algo se dizia, “Deus está vendo”, no mundo digital qualquer coisa que acontece, outro “deus” nos vigia. Agora dizemos: Obama está vendo.

Há muito tempo escuto várias teorias da conspiração que acusam o FBI e a CIA de monitorar nossos passos, até então, chamávamos de teoria. Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América, através de dois importantes jornais, The Guardian e o The Washington Post, o mundo soube que realmente somos vigiados pelos Estados Unidos. É a teoria se tornando prática.

Um livro escrito em 1948 escrito por George Orwell, com o título “1984”, parecia prever o que está acontecendo. Na obra existe uma entidade maior que tudo vê, chamado de Big Brother.

Pois é, o Big Brother de George Orwell começa se revelar e com ele traz uma série de questionamentos sem respostas, como por exemplo, até onde somos seres humanos livres? Existe Soberania Nacional? O que quer os Estados Unidos com estas informações? A Terceira Guerra Mundial está prestes acontecer e será cibernética-nuclear? Meu Deus, quantas teorias.

Mesmo que você esteja nesse momento apenas jogando algum game no Facebook, sem preocupação como o mundo, acredite: Obama está vendo.

 

Taís Oliveira: A terra sem lei

marco-civil-da-internetRG. CPF. Título Eleitoral. Phorm. Cartão de crédito. Termos de aceitação. Nota fiscal paulista, senhor?

Vigiados nós já somos há muito tempo e por vários meios, mas a questão fica delicada quando a intimidade está em check. Dos meios citados acima nós sabemos que eles controlam nossos passos (talvez a Phorm não tenha o amém final), mas quando não nos pedem permissão a história muda.

Muito pior quando a espionagem é usada como ferramenta para garantir a segurança do Estado, como assim? Os métodos tradicionais não deram conta, agora vamos ler e-mails, inbox, skype da gelerê e identificar terroristas. E as garantias de que nossas ações online não serão expostas ou vendidas?

Enquanto a terra sem lei (vulgo internet) se desenvolve, erra e aprende no que se refere a direitos e deveres, é bom ficar ligado, ou seja, nada de organizar o próximo ataque terrorista com evento no Facebook. E vale ressaltar, não que eu queira ser repetitiva, aqui no Brasil estamos um passo adiante do resto do mundo e esse passo chama-se Marco Civil da Internet. Bora ler? Bora pressionar?

UP

Alan Cruz: As teorias, elas existem…

Programa-Espião-Spywise-02Como começar o assunto? Snowden, você é o máximo! Quem nunca ouviu teorias e mais teorias sobre uma conspiração norte americana? Eu as adoro, particularmente. Concordo com muitas, outras, nem tanto.

Mas, vamos pensar: o inglês é a língua universal “oficial”. you speak english, don’t you? Nossa, tão necessário que falamos sem perceber. Whatever. Se não fala, será “engolido” pelo mundo. A cultura americana?  Inacreditavelmente, ela é a mais aceita/difundida/desejada/copiada no mundo. O estilo americano de viver.

Utilizando a alusão do meu caro Diego sobre o “Big Brother”, será que o Snowden nada mais é que um difusor e concretizador de uma teoria? É, no mínimo, interessante o assunto ter se iniciado no “inicio” da Guerra Fria, não? Logo ela, que foi marcada por uma subguerra tecnológica e ter uma superpotência no meio, não é nada animador.

É como se vivêssemos em uma liberdade assistida. Sabe, a medida socioeducativa para jovens infratores? Os EUA estão aí, olhando, analisando e usando as informações como bem entendem, sendo o “Big Brother” e imagino (mera opinião) que não é de hoje. Tudo isso é parte de um sistema muito mais complexo do que conhecemos/conheceremos ao longo desses anos.

O irônico é que Snowden foi acusado, entre diversas outras, de espionagem. (?????) 

Mas as perguntas que eu ainda não consegui esquecer. E o Brasil? O que fará? Algum tipo de sanção? Alguma melhora em algum tipo de sistema? O país também faz esse tipo de “monitoramento”? Eu, realmente, não sei.

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto na Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Anúncios

Um pensamento sobre “Monitoramento da Internet pelo Governo

  1. Pingback: Vá monitorar os dados da sua avó! – periskópio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s