Sorria, você está sendo monitorado

dont touch

Recentemente o mundo vive um novo drama: a divulgação da informação pelo ex-agente norte-americano, Edward Snowden de que o governo norte-americano estaria realizando monitoramento de informações de cidadãos brasileiros, de acordo com reportagem do Jornal O Globo.

O governo brasileiro, que se pronunciou contra, alegou que o ato feria a garantia dos direitos individuais, principalmente o à privacidade, garantido pela Constituição Brasileira.
Paralelo a isto, a rede social Facebook vem sendo alvo de denúncias relatando censura. Na última sexta feira (19), o Jornal Folha de São Paulo acusou a empresa de ter censurado um texto que falava sobre a manifestação de um grupo pró-passe livre em Porto Alegre e mostrava a foto de protesto na qual pessoas apareciam nuas.

Outras denúncias também estão sendo realizadas. Entre as mais comuns estão bloqueio de login e desaparecimento de textos e imagens com menções ao Exército e às Forças Armadas. Em comunicado postado na rede social, o Facebook afirmou: “Não removemos conteúdos com base no número de denúncias recebidas: temos uma infraestrutura robusta de denúncia que inclui links para reportar páginas que estão no Facebook e também um time de revisores altamente treinados para avaliar esses casos. Quando um conteúdo é denunciado, ele só é removido se violar nossos Termos de Uso. É importante esclarecer que não retiramos conteúdos com base no número de pessoas que reportaram algo”.

Desta forma, o monitoramento está se tornando presente tanto na vida online, como relatado acima, quanto na vida “offline”, como é o caso das câmeras de segurança. A privacidade está sendo um privilégio para poucos, mesmo garantida pela Constituição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s