Narrativa transmídia nas ações de Relações Públicas, é possível?

Esse post faz parte do projeto Ciranda de Blogs que nessa semana traz o tema Transmídia para o debate.

transmídia Primeiro é necessário definir a narrativa transmídia: Uma história transmídia desenrola-se através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo.” Essa definição vem do autor Henry Jenkins em seu livro Cultura da Convergência. Nele Jenkins traz o modelo da franquia Matrix que usou filmes, games e curtas de animação para complementar a história, além de vários elementos subentendidos em frames de ambos que só fariam sentido para a audiência que consumisse todas as mídias.

Grande parte dos cases de transmídia são relacionados a filmes, livros, games e história em quadrinhos. Agora um desafio, é possível usar a narrativa transmídia em ações de Relações Públicas?

Vejamos um exemplo em comunicação interna para o público colaborador (deixa a imaginação fluir), uma grande empresa com muitos funcionários (uns 500) deseja fazer uma ação de integração entre os setores para que todos conheçam as atividades de cada um. Então opta por um jogo, para isso irá utilizar como mídia o jornal mural, a intranet e o holerite de pagamento.

Na intranet estará o jogo com perguntas que deverão ser respondidas de acordo com as atividades de cada setor. No jornal mural serão disponibilizadas dicas periódicas para completar as charadas. E no holerite os colaboradores serão convidados a conhecer setores diferentes dos que eles atuam, na ocasião receberiam uma breve apresentação sobre os colegas, suas atividades e importância para a organização. No final haveria uma recompensa para o setor que mais pontuasse.

Sem entrar em detalhes técnicos de como o jogo seria desenvolvido, etc., mas seria uma ideia criativa para promover integração, valorização dos colaboradores, estímulo ao consumo das mídias internas e participação, não? E você aí no seu local de trabalho já pensou em desenvolver uma ação com narrativa transmídia? Conhece algum case de RP para compartilhar? 

 —

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto na Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s