Social Branding e a conversão do discurso à prática

Esse post faz parte do projeto Ciranda de Blogs, projeto que reúne blogs de Comunicação, que nessa semana aborda o tema Social Branding.

Desde muito tempo via organizações pregando questões acerca da Responsabilidade Social e respeito à natureza, mas nunca percebia nada de concreto e sempre ficava em dúvida se essas empresas realmente faziam aquilo que proferiam ou se eram só “para inglês ver”.

Poderosas ferramentas como o botão share e as hashtags são, como diriam os Mamonas, “facas de dois legumes”. A mão que compartilha um viral socio-ambiental estrategicamente bem produzido por uma marca é a mesma que em questão de segundos grava um vídeo e denuncia ações impróprias de outra.

O que o Social Branding está fazendo, também, é contribuir com uma mudança social, não só para que as organizações repensem suas atitudes, mas do mesmo modo passem a colocar em prática o que antes defendiam como cultura da empresa apenas no discurso, na intenção de se aproximar do seu público e reafirmar a identidade de uma organização socialmente responsável.

Porém, mais do que utilizar as redes sociais para transmitir uma boa imagem, o Social Branding é responsável por reforçar ou construir uma marca forte e um excelente canal para estreitar o relacionamento da organização com os seus públicos.

Simon Mainwaring, autor de “We First”, aborda como algumas importantes marcas no mundo elaboraram estratégias bem sucedidas no programa “Social Branding Blueprint” (vide). O programa, realizado nos Estados Unidos, tem o objetivo de ajudar uma organização a definir o seu propósito, elaborar estratégias e utilizar ferramentas para desenvolver sua marca e fortificá-la perante seus públicos.

Em tempos de Social Branding, as Relações Públicas tem função indispensável neste cenário. Taís Oliveira, daqui do VersátilRP, preparou um material exclusivo para apresentação no Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica em Relações Públicas e Mídias Sociais – CONBRAGEMS 2013, que analisa o papel das RPs no campo digital. Vale a pena conferir.

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto na Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Anúncios

Um pensamento sobre “Social Branding e a conversão do discurso à prática

  1. Pingback: Branding nas mídias sociais! – periskópio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s