Hotéis e Relações Públicas: uma combinação promissora!

Marcelo TJá pensou em trabalhar em um hotel? Hã? Isso não é coisa de RP?

Para entender melhor como é a atuação no setor, entrevistei o relações-públicas Marcelo Teixeira:

VRP: Como é possível para um RP atuar neste setor?

MT: Na minha opinião existem várias oportunidades para relações públicas nesse setor. Creio que é uma área potencial para nós. É ouvidoria e atendimento, pois hotel é uma empresa de serviço e a satisfação do consumidor é algo subjetivo, ter um profissional que decodifique isto e transforme em oportunidades é essencial. O ramo hoteleiro está em franca expansão no país, por isto, relacionamento com investidores e governo é um ponto sensível assim como com imprensa.

—–
VRP: Quais técnicas e ferramentas de RP são mais utilizadas?

MT: Imprensa e relacionamento com investidores como empresa terceirizada, mas as equipes internas costumam liderar o relacionamento com colaboradores e hóspedes.

—–
VRP: Quais os principais desafios?

MT: Acho que o maior desafio é criar uma identidade forte e que diferencie uma rede da outra, pois no geral os hotéis são divididos em segmentos (econômico, midscale, upscale e luxo) e em cada categoria os produtos são bem parecidos de uma rede para outra, então acho que é bacana criar produtos exclusivos para cada perfil de consumidor, por exemplo, alguns hotéis apostam em jovens executivos altamente ligados a tecnologia e outros em família, dentro do mesmo segmento.

—–
VRP: Qual sua grande conquista no setor?

MT: Atualmente estou atuando com cruzeiros, que se comunica de forma muito parecida com a hotelaria, e a minha maior conquista é de que criar um conceito público do que é uma viagem de cruzeiro e seus os benefícios, tornando o segmento mais conhecimento e mais forte.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Hotéis e Relações Públicas: uma combinação promissora!

  1. Sei lá, é sempre importante ter mercado, e no meio da comunicação como um todo ele sempre é um pouco restrito e mal pago…….mas alguém faz RP pensando em trabalhar num hotel? Me parece meio como se formar em PP e depois ir trabalhar numa gráfica fazendo panfleto no automático……….é um trabalho, mas foi para isso q estudei tanto?

  2. Existe também uma grande carência no setor no que diz respeito a Relações Públicas… o Relacionamento com o Terceiro setor e projetos de sustentabilidade. A hotelaria no Brasil, principalmente para as grandes redes dependem de investidores e financiamentos bancarios.. e ambas as fotes de recursos exigem que o projeto seja concebido pensando na responsabilidade social e ambiental. Bancos facilitam financiamentos e oferecem taxas de juros diferenciadas para hotéis independentes, investidores independentes e grandes resdes que já possuem esta preocupação social… Acredito que esta seria, talvez, a maior aplicação de um RP na hotelaria, depois de assessoria de imprensa.. que acredito ser hoje a maior demanda, pois além das grandes mídias, o setor possui muitos veículos segmentados(revistas, jornais e principalmente portais e sites de internet.. além da grande quantidade de blogueiros).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s