#Entrevista | Relações-públicas atuando no E-commerce

Luciane_Abdala_Charme_Dalu_Versatil_RpHoje o Verátil RP entrevista Luciane Del Moro Abdala, 24 anos, relações-públicas e dona da loja virtual Charme DALU.

Luciane estudou no Colégio Salesiano Santa Teresinha, aos 18 anos morou por um ano nos Estamos Unidos – Vermont como au pair. Voltou para o Brasil e iniciou o curso de Relações Públicas na Faculdade FECAP.  Durante o curso trabalhou em duas empresas na área de marketing, então no último ano faculdade decidiu abrir sua própria empresa – a loja online Charme DALU.

VRP: Como você decidiu atuar neste setor?

LMA: O amigo do marido da minha irmã é importador de produtos femininos, e um belo dia perguntou se eu gostaria de levar alguns produtos para vender na empresa em que eu trabalha (Electrolux). Eu aceitei, e foi um sucesso, em menos de 1 hora as bolsas (só levei bolsa naquele dia) acabaram.

Eu o avisei e ele adorou isso, e me deu mais produtos e assim foi indo. Até que um dia a prima da funcionária que morava em outro estado pediu para eu mandar para ela a bolsa que viu. Ai surgiu a ideia de montar alguma coisa online, pois eu poderia vender produtos para o Brasil todo.

Poderia levar para todas as mulheres do Brasil produtos de qualidade com preços acessíveis. Isso foi o que me motivou mais e mais.

Primeiro montei uma loja no Facebook para sentir o mercado, nesse meio tempo eu também já comecei a ler sobre o assunto, e me informar com pessoas do ramo.

Logo depois, montei a primeira loja online da Charme DALU, com o tempo fui estudando, me aperfeiçoando no ramo. Hoje estamos com a terceira loja em construção.

Resolvemos mudar pois fizemos pesquisa de logo, pesquisa de mercado, e a loja terá roupa nova, mas a essência será mesma!
—–

VRP:  Como é possível (as possibilidades de) um RP atuar neste setor?

LMA: Eu uso praticamente tudo que aprendi na faculdade. Desde as aulas financeiras até as aulas de fotografia.

O curso de RP é muito amplo, mais do que as pessoas imaginam. No curso eu aprendi a fazer um plano de negócio, como criar um elo no relacionando com mídia, redes sociais, enfim, no curso aprendi quase tudo que eu aplico hoje.

Para começar a montar a empresa precisei fazer todo planejamento financeiro e estrutural. Fiz uma análise geral de mercado, fiz até mesmo os 4P’s, o que achei que nunca faria.

Depois que a empresa estava montada, fiz um blog e apliquei todo conhecimento de redes socais que aprende na faculdade.

Para criar e manter um bom relacionamento com o mídia e com as parceiras da empresa também utilizei e utilizo técnicas ensinadas no curso.

Até mesmo o curso de fotografia foi útil, pois eu tiro as fotos dos produtos, trato e carrego para na loja.

—–
VRP: Quais as técnicas de RP mais usadas (ou que você mais usa) ?

LMA: Parte financeira, Estratégia de mercado, Mídias sócias, Relacionamento com a mídia e parceiras, Relacionamento com cliente, Marketing / marketing digital (on e off), Personalização de serviço, Pesquisa de mercado.

—–

VRP: Quais os principais desafios do setor?

LMA: Concorrência e confiança. Como hoje em dia existem muitas lojas online, pois basta um clique para abrir uma, a falta de profissionalismo de algumas pessoas prejudicam o setor inteiro.  As pessoas ficam com o pé atrás, com medo de comprar online e não receber o produto que comprou.

Falar para o cliente: OI, estou aqui, pode confiar, sou uma empresa responsável e prezo pelo cliente” e ele acreditar é complicado, por isso é preciso desenvolver um bom relacionamento com os clientes e investir no marketing on e off. O boca a boca é fundamental para o negócio.

—–
VRP: Qual sua grande conquista atuando neste setor?

LMA: O crescimento da loja. Os quase 10.000 fã do Facebook, e todas as outras redes sociais. Pois fazemos tudo com muito dedicação e carinho para os clientes, e os números nos mostram que estamos no caminho certo.

charme_dalu_versatil_rp_relacoes_publicas

Em breve teremos a Charme DALU de roupa nova, cara nova, porém com a mesma essência e valores. O cliente deve ser tratado com muito respeito e dignidade.

Na Charme DALU o respeito ao cliente é prioridade, ele é sempre ouvido, somos muito gratos por cada um que se cadastra ou compra na loja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s