Arthur de Castro fala sobre Mobile Marketing no @VersatilRP

Arthur_de_Castro_Versatil_RP_Mobile_MarketingEsse post faz parte do projeto Ciranda de Blogs, projeto que reúne blogs de Comunicação, que nessa semana aborda o tema Mobile Marketing.

Hoje no blog entrevistamos Arthur de Castro Araujo de Juiz de Fora-MG que falará sobre Mobile Marketing

Arthur é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Sá, possui certificação White Belt em Projetos Lean Six Sigma, cursos internacionais de Criatividade e Gamification pelas Universidades de Stanford e Pensilvânia e constantemente participa de eventos falando sobre a importância do mobile;

Analista de Produtos Mobile e Social Media no Qranio, startup que visa transformar o conhecimento em diversão e que já tem mais de 390 mil usuários.

Bora lá?! 🙂 

DO PONTO DE VISTA TÉCNICO, QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS PARA O MOBILE MARKETING?

Recentemente saiu uma pesquisa falando que o segundo lugar do mercado da América Latina é do Windows Phone, mas na minha opinião, ele está bem atrás do iOS e do Android. Acho que setembro será um divisor de águas, com o lançamento do iOS 7 e do iPhone de “baixo custo”. Eu tive a oportunidade de testar um FirefoxOS, que deve chegar no Brasil ainda esse ano e me surpreendi, ainda vamos escutar bastante dele.

QUAIS AS TENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS QUE APONTAM O MOBILE MARKETING COMO FATOR IMPORTANTE NA COMUNICAÇÃO?

Hoje em dia quase todo mundo tem um celular ou smartphone. E como sempre falo, toda essa “revolução mobile”, modificou não somente a tecnologia, mas também nosso comportamento. É só observar: quando você está na fila do banco ou esperando alguém, qual sua primeira reação? Mão no bolso ou na bolsa e pegar o smartphone pra passar o tempo, certo? Pegamos ele para mexer em algo, interagir, jogar, etc. Então se a empresa utilizar uma estratégia interessante, pode me fazer interagir com ela e com isso, conquistar ou fidelizar mais um cliente.

CITE UM BOM CASE DE MOBILE MARKETING.

É sempre difícil falar um especifico. Mas o último que me deixou impressionado foi o case de um time de futebol na Tunísia, onde eles tinham um jogo bem importante e a torcida não podia entrar no estádio por conta das manifestações que estavam acontecendo lá na época, ai colocaram várias caixas de som no estádio e criaram um app com botões: aplaudir, gol e outros. Vale a pena ver: 

NUMERICAMENTE, QUAIS SÃO AS PROJEÇÕES DO MOBILE MARKETING NO BRASIL?

Estamos vivendo um momento interessante no Brasil. Muitas empresas perceberam que mobile não é o “futuro”, mobile JÁ está acontecendo. Existem mais de 266 milhões de celulares ativos no Brasil e somos o país que mais acessa redes sociais pelo smartphone, então, deixar esse canal de lado, é dar um tiro no pé.

QUAIS SÃO AS PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS ANOS?

Acho que “nas gringa” já está mais difundido, mas no Brasil vocês podem se ligar em dois termos: Second Screen (Segunda tela) e Gamification. No geral, acho que os Wearable Devices (dispositivos vestíveis), como o Google Glass e o iWatch, farão parte da próxima “revolução” mobile.

DICAS PARA QUEM PRETENDE ATUAR NESSA ÁREA.

Estude e fique sempre antenado! Apesar de não existir um curso superior voltado pra área, existem vários cursos de extensão com profissionais bacanas e atuantes, como a Trespontos Brasil e ESPM. Uma coisa que acho interessante também, ler um pouco sobre programação mobile. Você não precisa dominar, mas assim te ajuda a ter uma ideia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Um smartphone ou um tablet fazem muito mais do que apenas tirar uma foto do seu almoço. Existem aplicativos para quase tudo e você pode transformar ele literalmente num assistente pessoal. Já para quem quer trabalhar na área, pense sempre em qual problema sua ação irá resolver e explore o poder do mobile em interligar diversas plataformas.

AH! E pra terminar, convido vocês para jogarem e conhecerem o Qranio! 😉

iPhone: http://goo.gl/cdvQVe

Android: http://goo.gl/oN2bgC

Facebook: http://goo.gl/WMmkpM

Blackberry: http://goo.gl/aNiuWY

Web: http://goo.gl/V0Fl2v

— 

Você pode encontrar o Arthur aqui também:

Twitter: @arthurklose / instagram: @arthurklose / facebook: /arthurcastro.araujo

Colunista fixo nos blogs:

 

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto na Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Anúncios

Um pensamento sobre “Arthur de Castro fala sobre Mobile Marketing no @VersatilRP

  1. Pingback: A convergência das máquinas pelo NFC! – periskópio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s