Agregando valor com o Marketing Esportivo

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Esse post faz parte do projeto Ciranda de Blogs, projeto que reúne blogs de Comunicação, que nessa semana aborda o tema Marketing Esportivo e traz o convidado Guilherme Gondim Prado para falar sobre o tema.

Quem nunca associou um time ou um esporte a uma marca? Quem não se lembra do time do Palmeiras da “época da Parmalat”? Ou se lembra do Banco do Brasil quando falamos de Vôlei? Barcelona te lembra Unicef? E o São Paulo com o patrocínio da LG em seu tricampeonato consecutivo? Ou então daquela época que a Coca-Cola patrocinava praticamente todos os times brasileiros da Série A do Campeonato Brasileiro?

Essa prática que há anos é muito comum, hoje tem ganhado uma atenção especial das empresas. Também não é pra menos, um mercado que gira em torno de 3,3 bilhões de dólares de receita não deve ser desprezado. E não é!

O Marketing Esportivo, uso do esporte como ferramenta de comunicação corporativa, segundo Sbrighi (2006), tem como característica diferenciadora a relação intimista entre marca e patrocinado. Essa relação é tão forte que deslizes comportamentais dos patrocinados podem afetar fortemente as vendas de uma determinada marca. Podemos citar o caso Ronaldo que, em 2008, esteve na polêmica dos travestis no Rio de Janeiro. Na época, patrocinado pela Nike, estava com risco de perder o patrocínio por causa desse episódio.

Atualmente temos casos como Neymar, que é o alvo principal de investimento de diversas empresas, UEFA Champions League com o forte e competente marketing da Heineken, Copa do Mundo com a sempre presente Coca-Cola, etc.

bradesco

Patrocinar o esporte tem sido muito mais comum e corriqueiro do que se pode imaginar, atualmente essa prática garante melhores retornos que cotas de propaganda na TV, revistas e/ou jornais, além do fato da exposição espontânea que é possível conseguir.

Uma grande crescente que tem ocorrido em Goiânia (GO) são as corridas aos domingos. Diversas empresas, públicas e privadas, têm investido nessa prática que se tornou muito comum entre os moradores da cidade. Além de oferecer para população a motivação e incentivo à prática de exercícios físicos, as empresas fortalecem suas marcas e consolidam sua imagem diante seus públicos.

O profissional que se especializar nessa categoria da comunicação terá muito trabalho a fazer, precisará ser bastante organizado e possuir um bom networking, fora conhecimento em protocolo de eventos e cerimonial. Qual o melhor profissional para esse trabalho se não o Relações Públicas?

guiulhermeGuilherme Gondim Prado

 É sócio proprietário da empresa Paiol de Ideias, fundador do blog Turma RP e assessor de comunicação no Grupo Engeseg. Formado em 2013 pela Faculdade de Informação e Comunicação – UFG tem conhecimentos avançados em planejamento organizacional, SEO, design, marketing de relacionamento e esportivo. 

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto na Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

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