Táxi na palma da sua mão

passageiro-taxibeat

Esse post faz parte do projeto Ciranda de Blogs, projeto que reúne blogs de Comunicação, que nessa semana aborda o tema Aplicativos, para tal falaremos da empresa Taxiabeat.

Entrei recentemente nesse mundo mobile (se pronuncia “mobáiau”). Até então, eu só ouvia falar em Wi-Fi e 3G, e por não me despertar muito interesse pesquisava por cima o que significava tais termos. E aplicativo? Para mim, aplicativo era só algum jogo que eu tinha no meu Facebook, como o game Candy Crush Saga. Mas com o celular mais “avançado”, na prática notei que os aplicativos ou apps são “programinhas” que facilitam a vida do cidadão que procura cada vez mais comodidade.

Quando soube que o tema da semana do projeto Ciranda de Blogs era aplicativos eu quis assumir o compromisso de escrever algo sobre, mas quando parei para escrever comecei ver que eu não sabia mais do que o senso comum. Comprei revistas sobre informática, pesquisei e descobri que aplicativos são softwares e que esses podem ser desenvolvidos para funcionar em navegadores e outros equipamentos mobiles.

Vejam como são as coisas: nessa minha procura pelo o que falar sobre aplicativos, conversei com uma colega de faculdade, Juliane Correa, e ela me disse que trabalha em uma empresa que desenvolve um aplicativo para smartphone que coloca passageiros e motoristas de Táxis em contato. Nisso, lembrei uma reportagem que eu tinha lido que falava que o serviço de rádio-táxi estava sucumbido à tecnologia, pois já havia aplicativos que faziam esse serviço com mais efetividade. Também lembrei que aparecia direto no feed de notícias do Facebook, o tal de Taxibeat e comentei com a Juliane. E não é que ela trabalha para essa empresa.

Interessei-me em escrever sobre esta empresa que em seu site se define como:

“Serviço de táxi que conecta passageiros e taxistas em instantes, de forma precisa e segura. Então, por que ficar horas esperando por um táxi sem saber onde ele está, ou até mesmo se ele chegará?”.

Outra experiência que me pareceu muito importante é o fato de poder avaliar os motoristas e depois compartilhar para os demais usuários. Atualmente esse aplicativo funciona apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro e, aparentemente, é simples de utilizar. Depois de baixar o aplicativo, para utilizar o serviço é necessário seguir apenas seis passos:

1 – Primeiro você precisa confirmar um endereço de origem;

2 – É possível ver os detalhes dos táxis disponíveis;

3 – Depois de analisar os táxis disponíveis e ver quem é o motorista, qual carro, entre outros, você chama o Táxi escolhido;

4 – Você poderá acompanhar o táxi se locomovendo até o endereço origem que você indicou;

5 – O aplicativo tem um botão chamado “embarcando” e com isso pode-se acompanhar a rota seguida pelo motorista e quando chegar ao destino é só apertar o botão “fim de corrida”;

6 – Nesse passo que você avalia o motorista, o tempo de chegada, se ele escolheu a melhor rota, se o carro estava em boas condições, etc.. O sistema de avaliação é de estrelas partindo de 1 a 5.

Nesse vídeo você poderá entender um pouco mais sobre o serviço.

No site é possível encontrar um blog que eles utilizam como mais um meio de comunicação e também espaço colaborativo entre empresa e usuário. No artigo do dia 31 de julho de 2013: “Aplicativos para Smartphone: O Futuro é Cada Vez Mais Móvel”,  encontra-se a seguinte opinião de um usuário:

Realmente os aplicativos estão revolucionando o nosso mundo, e vai ficar melhor.

Como a tecnologia está avançando cada vez mais, é claro que a tendência é que fique mais fácil para todos nós, a cada dia que passar.

Gostei do seu artigo! | Valdecir Cabral

A intenção aqui não é desenvolver um publieditorial e sim apresentar um serviço que achei bem interessante. Para mais informações visite o site da Taxiabeat.

A Ciranda de Blogs é um projeto independente com o intuito de unir blogueiros de comunicação para refletir sobre alguns temas da nossa área. Conheça mais sobre o projeto na Fanpage e faça parte dessa Ciranda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s