Eike Batista vs Muhammad Yunus

Hoje no Versátil RP teremos um texto especial do colega Rafael Alberico que falará sobre negócios sociais. 🙂

negocios_sociais

O primeiro ficou mais conhecido no Brasil e no mundo quando os seus negócios despontaram e ele começou a dar entrevistas mostrando uma acentuada ganância em chegar ao posto de homem mais rico do planeta. O segundo também ficou rico e muito conhecido, brigou pelo sucesso dos seus negócios, mas durante as suas entrevistas, ao invés de ganância, distribuía sorrisos e serenidade e, acreditem, o seu objetivo era muito maior do que ser o homem mais rico do planeta.

Eike Batista não conseguiu realizar o sonho de ser o homem mais rico do planeta. Um sonho que de tão grande, ficou pequeno, para o mundo. Yunus não ficou tão rico assim, mas já ajudou diretamente mais de 10 milhões de pessoas a terem um pouco de riqueza, pessoal e material.

Os dois são “homens de negócios”.

A moda agora não é mais ser o CEO de uma grande empresa do mercado. Jovens que nascem cada vez mais empreendedores querem ter o seu próprio negócio que seja capaz de gerar lucros, desenvolvimento para o país e para as pessoas que dele fazem parte. Um sistema criativo capaz de acelerar uma economia inclusiva que respeita pessoas e meio ambiente.

O Brasil, por questões territoriais, econômicas e sociais, é o lugar certo para aplicarmos esse conceito, e nossos jovens são a bola da vez, aqui e em outros lugares do mundo.

Alessandra Orofino, 24 anos, estudou economia na Columbia University, de Nova York. Foi convidada pelo governo francês para frequentar aulas de ciências políticas na conceituada Sciences Po, em Paris e já foi assediada por grandes empresas multinacionais para assumir cargos de alta hierarquia. Alessandra não queria apenas um “cargo” em sua vida profissional, ela queria mais. Hoje ela é cofundadora da Purpose, incubadora e aceleradora de novas organizações e projetos de mobilização de massa, com 2,5 milhões de membros no Brasil; e está à frente da Meu Rio, ONG carioca que coloca a tecnologia a serviço dos movimentos sociais. Certamente, Alessandra poderia ganhar mais sentando na cadeira de uma grande multinacional, mas nada teria o sabor de um negócio que pudesse traduzir na prática do dia a dia, os seus valores.

Alessandra é mais um caso desse novo perfil de jovens revolucionários que aliam ambição pessoal e profissional com o desenvolvimento do planeta e das pessoas.

Todos os dias surgem novos empreendedores, assim como medidas de fomento e incentivo à prática. Com o rumo do Brasil, das novas políticas sociais e movimentos que nascem por todos os cantos do mundo, teremos cada vez mais Alessandras e Yunus, e cada vez menos, Eikes.

Empreender será sinônimo de atitude e responsabilidade, e o Nobel da Paz valerá mais do que qualquer prêmio dado pela Revista Forbes.

No próximo texto sobre negócios sociais, mostraremos a lógica do mercado privado que financia esse tipo de empreendimento e dá sustentabilidade financeira para novas iniciativas.

Sobre Rafael Alberico

 

Rafael AlbericoPublicitário formado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e especializado em marketing pelo Instituto Europeu de Design de Milão, na Itália.  Passou pela área de meios digitais da Natura escrevendo sobre sustentabilidade, trabalhou para empresas como Seara, HSM do Brasil, Movie e Art, até chegar ao setor 2.5. Trabalhou na ONG Gastromotiva, modelo de negócio social que trabalha com a gastronomia como forma de inclusão e hoje é consultor de comunicação de outras iniciativas sociais como a ONG TETO e o People Of Change. Além disso, é professor do curso de comunicação social da FECAP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s