Falando sobre TCC em Relações Públicas

FAPCOM TCC - Agencia Semear TCC

Equipe Semear Comunicação Integrada, apresentação do TCC para a banca examinadora da Fapcom, no dia 08 de Dezembro de 2012. Kátia Santos, Fabiana Lima, Roberta Attene, Priscila Brandão, Renata Bugliani, Milena Brandão (esq. para dir.)

A gente adora quando nossos colegas alcançam grandes objetivos na profissão. E hoje trouxemos a história da Agência Semear, fruto do projeto experimental do curso de Relações Públicas na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação que teve como cliente o Parque Ibirapuera, um dos maiores e mais importantes pontos ecológicos da cidade de São Paulo.

Sabendo que muitos estudantes têm dúvidas sobre qual modalidade de Trabalho de  Conclusão de Curso (TCC) em Relações Públicas irá desenvolver, Roberta Attene, hoje profissional de Relações Públicas, vem ao “Versátil RP” apresentar a opção ‘Projeto Experimental’, escolhido pela sua equipe como opção para conclusão do curso de RP pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), no ano de 2012.

Neste post apresentará um panorama geral sobre a proposta, referenciais e estrutura do trabalho experimental. O projeto desenvolvido pela equipe, intitulado “Parque Ibirapuera, que o olhar ouse” que aqui apresenta, venceu em 2013 o XX Prêmio Expocom 2013 da Intercom, nas etapas Prêmio Regional Sudeste Bauru/SP e o Prêmio Nacional Manaus/AM, ambos nas modalidades: “Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental” e “Planejamento Estratégico em Relações Públicas” e, recebeu, também, o primeiro e segundo lugar no 31º Prêmio ABRP, na categoria “Projeto Experimental: Esporte, Lazer e Turismo” e “Estratégias de Relacionamento: Comunicação Digital, Mídias e Redes Sociais”, respectivamente.

Agência Semear recebendo o Prêmio ABRP categoria Projeto Experimental: Esporte, Lazer e Turismo, no dia 26 de Setembro de 2013. Na foto: Milena Brandão, Roberta Attene, Priscila Brandão, Kátia Santos e Renata Bugliani (esq. para dir.).

Agência Semear recebendo o Prêmio ABRP categoria Projeto Experimental: Esporte, Lazer e Turismo, no dia 26 de Setembro de 2013. Na foto: Milena Brandão, Roberta Attene, Priscila Brandão, Kátia Santos e Renata Bugliani (esq. para dir.).

Considerações para um Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto Experimental

Os projetos de comunicação devem buscar criar estratégias de envolvimento, mobilização, adaptação e interação com a sociedade, essência esta presente na área da comunicação e relações públicas.

Tanto a monografia quanto um projeto experimental são importantes para o desempenho e crescimento do estudante que se prepara para adentrar no mercado. O “ritual de passagem” proposto no TCC torna-se fundamental para quem busca uma experiência profissional aliada a aplicação das teorias acadêmicas.

O projeto experimental, especificamente, é a oportunidade de vivenciar a profissão de Relações Públicas do início ao fim, do atendimento à criação do plano de comunicação, bem como da execução e avaliação do planejamento proposto, tornando-se o primeiro portfólio profissional.

Além disso, permite que sejam superadas as barreiras do disponível hoje no mercado. Aqui, o aluno e sua equipe colocam à prova sua dedicação, criatividade, inovação e empreendedorismo, explorando outros espaços com ideias novas e desafiantes.

Assim, torna-se válido que o estudante aproveite a oportunidade para mostrar o melhor de si, executar na prática toda a teoria aprendida em quatro anos de curso e avaliar a eficiência e eficácia das propostas de planejamento. Exercitar, portanto, a criatividade e elevar o conhecimento.

Para tornar o trabalho prazeroso e efetivo, vale realizá-lo como se fosse um trabalho profissional real, no forte desejo de fazer a diferença e alcançar os objetivos do cliente e de seu público.

Para os estudantes, caso o projeto de TCC seja avaliado positivamente, submetê-lo a congressos que premeiam os bons trabalhos é uma ótima opção para o futuro profissional. Estes buscam o diálogo entre a área acadêmica e mercadológica, o que favorece o desenvolvimento da área e do próprio profissional.

Na área de Relações Públicas, torna-se válido participar de congressos de comunicação, como Prêmio Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) realizado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – e no Prêmio ABRP da Associação Brasileira de Relações Públicas, ambos destinam-se aos trabalhos experimentais concluídos.

Sobre o TCC da Equipe Semear

Imagem do Projeto "Parque Ibirapuera, que o olhar ouse" Poema "Apresentar o Ibirapuera", escrito pelo diretor do Parque Ibirapuera, Sr. Heraldo Guiaro.

Imagem do Projeto “Parque Ibirapuera, que o olhar ouse” Poema “Apresentar o Ibirapuera”, escrito pelo diretor do Parque Ibirapuera, Sr. Heraldo Guiaro.

O planejamento estratégico “Parque Ibirapuera, que o olhar ouse”, foi desenvolvido pela agência experimental Semear Comunicação Integrada, formada por Roberta Attene, Priscila Brandão, Milena Brandão, Renata Bugliani, Kátia Santos e Fabiana Lima, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Mortensen Steagall com a parceria da diretoria administrativa do Parque Ibirapuera, durante o ano de 2012.

O projeto propõe alinhar os princípios institucionais da marca “Parque Ibirapuera” à imagem, identidade e reputação organizacional, por meio da gestão estratégica da comunicação e do relacionamento, para maior envolvimento com o público.

O motivo de escolha do cliente Parque Ibirapuera nasceu do interesse da equipe em desenvolver um projeto para uma organização que se propusesse ao atendimento prioritário à sociedade, que realizasse projetos de responsabilidade socioambiental e não tivesse um projeto acadêmico em relações públicas, de modo a sugerir novos segmentos de atuação profissional. O Ibirapuera se faz presente nas atuais abordagens socioculturais, econômicas, políticas, históricas e educativas, fatores estes de grande relevância nos atuais aspectos e modelos sociais.

Estrutura-se em três pilares: pesquisa, diagnóstico e plano de comunicação. Pautado nos referenciais teóricos das áreas da comunicação, relações públicas, marketing, publicidade e administração.

Foram levantados dados estatísticos, históricos, políticos, sociais e administrativos que envolvem a organização em seus ambientes internos e externos. Com a aplicação de pesquisas e estudos de opinião, imagem e avaliação da organização, foi possível a compreensão do perfil de público e ações estratégicas de relacionamento. A partir da mensuração dos dados levantados, o diagnóstico apontou que a organização encontrava-se favorável nas questões financeiras e técnico-operacionais, necessitando de um planejamento voltado para o relacionamento e imagem institucional.

Agência Semear recebendo o Prêmio Expocom - Intercom Regional Sudeste Bauru/SP categoria Relações Públicas,  modalidade "Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental" no dia 5 de Julho de 2013. Na foto: Professor representante da Intercom, Roberta Attene, Renata Bugliani, Priscila Brandão e Milena Brandão (esq. para dir.)

Agência Semear recebendo o Prêmio Expocom – Intercom Regional Sudeste Bauru/SP categoria Relações Públicas, modalidade “Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental” no dia 5 de Julho de 2013. Na foto: Professor representante da Intercom, Roberta Attene, Renata Bugliani, Priscila Brandão e Milena Brandão (esq. para dir.)

A expressão “Que o olhar ouse”, originou-se do poema “Apresentar o Ibirapuera” escrito pelo diretor do Parque Sr. Heraldo Guiaro, que evidencia seu olhar de administrador sobre a organização e o desejo de como gostaria que o público enxergasse de forma contemplativa as belezas do Parque Ibirapuera.

Assista o curta metragem de apresentação “Parque Ibirapuera, que o olhar ouse” feito pela equipe Semear. No primeiro momento, é apresentado o poema que direcionou o projeto e, na sequência, os principais dados de pesquisa coletados.

O plano de comunicação sugerido, estabelece o branding (criação, posicionamento e gestão) da marca “Parque Ibirapuera”, associando-a aos seguintes atributos: inovação, sustentabilidade, interatividade, vida e conceito, alcançando o posicionamento esperado tanto pelo cliente quanto pelo publico.

As estratégias de relacionamento objetivam a definição da identidade organizacional, propondo o reconhecimento da marca a partir da divulgação das atividades, reestruturação da identidade visual, ações de interatividade, produção de conteúdo e relação de diálogo para aproximação e envolvimento com o público estratégico (usuários, visitantes, parceiros, organização pública, imprensa, sociedade).

Efetiva-se em três programas de ações estratégicas inter-relacionadas: Criar, Consolidar e Envolver, ocorrendo em curto, médio e longo prazo, respectivamente, no período de seis meses a cinco anos. Estruturado no mix de comunicação integrada (interna, mercadológica e institucional), conforme proposto pela Prof. Dra. Margarida Kunsch (2003), para uma comunicação eficiente e pró-ativa.

Agência Semear recebendo o Prêmio Expocom - Intercom Nacional Manaus/AM categoria Relações Públicas,  modalidade "Planejamento Estratégico de Relações Públicas" no dia 7 de Setembro de 2013. Na foto: Priscila Brandão, Professora Tassiara Camatti (representante Intercom), Robeta Attene, Kátia Santos, Milena Bandão (esq. para dir.)

Agência Semear recebendo o Prêmio Expocom – Intercom Nacional Manaus/AM categoria Relações Públicas, modalidade “Planejamento Estratégico de Relações Públicas” no dia 7 de Setembro de 2013. Na foto: Priscila Brandão, Professora Tassiara Camatti (representante Intercom), Robeta Attene, Kátia Santos, Milena Bandão (esq. para dir.)

A proposta da equipe Semear é de encaminhar este projeto para os órgãos públicos, nas três esferas de Estado (Municipal, Estadual e Federal) para apreciação dos órgãos responsáveis pela administração de parques e ambientes sustentáveis, na expectativa de que através deste, possa-se obter um melhor desempenho econômico e institucional voltado para uma adequação de valores de ambientes socioambientais que possam estar preparado para um futuro qualificado, que acompanhe todas as tendências hoje disponíveis no mercado e as que virão no futuro.

Link para acessar o resumo do projeto “Que o olhar ouse”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s