SMS: uma grande oportunidade para a Comunicação Interna

sms_versatil_rpTodos conhecemos os tradicionais meios de comunicação interna: jornal, revista, vídeos e murais. Acontece que eles estão ficando para trás, uma vez que o mundo está mais interativo e conectado – e a qualidade e a rapidez da informação são essenciais!

Buscar uma maneira de estar mais perto dos funcionários, independentemente da área na qual trabalham tornou-se uma oportunidade clara. Em 2011, para complementar seus outros  vários veículos regionais (além de outros corporativos), o SMS passou a ser usado por boa parte dos funcionários, muitos deles de fábrica. Na época, das grandes empresas nacionais, 29% já faziam uso do SMS como recurso de comunicação e mobilização dos seus públicos. Esse dado é da pesquisa “A Presença Mobile das 500 maiores empresas do país”.

Além de ser usado para manter todos informados a respeito da empresa, o SMS também serve para envio direto de uma nova política comercial, para liberação de vendas, metas  e para a comunicação com equipes externas que têm uma maior dificuldade de aproximação. Também é possível fazer circular informações novas entre os vários setores da empresa, mantendo informado o público interno de ações promocionais, eventos, reuniões, pesquisas – ou para o simples envio de mensagens motivacionais, como um Feliz Natal (que, por sinal, foi o conteúdo do primeiro SMS enviado no mundo).

Sabemos que ninguém resiste ao toque do celular ou qualquer sinalização que indique que um SMS foi recebido, o que gera uma leitura quase imediata, com índice superior a 95%. Em contrapartida, o e-mail segue o caminho contrário: muitos funcionários, se considerarem o assunto não importante, apagam a mensagem sem ler. Isso já não acontece com o SMS, que, por meio de seus 160 caracteres, transmite qualquer informação de maneira assertiva, não importa onde a pessoa esteja.

Boa prática – Vamos compartilhar!

Segundo divulgação no blog “Comunicação com o Funcionário“, uma boa prática a ser destacada é o da empresa Case New Holland (CNH), uma empresa líder em negócios agrícolas e de construção que está presente no Brasil desde a década de 70, com fábricas ou escritórios no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. A área de comunicação interna da empresa descobriu no SMS uma maneira barata, prática e, principalmente, eficiente para divulgação da  informação para uma audiência de 3.000 pessoas!

A oportunidade era clara: buscar uma maneira de estar mais perto dos funcionários, independentemente da área na qual trabalham. Em 2011, para complementar seus outros  vários veículos regionais (além de outros corporativos), o SMS passou a ser usado por boa parte dos funcionários, muitos deles de fábrica.

Batizado de Torpedo CNH, ele tem poucas regras para uso: o funcionário precisa autorizar o envio (tendo ou não celular da companhia), as mensagens são enviadas apenas em horário comercial e, ao mesmo tempo, respeitando o horário-núcleo da empresa (9h às 16h) e é construído em respeito às necessidades das pessoas. Em outras palavras, há algumas mensagens corporativas e outras que são desenhadas de acordo com a necessidade da localidade.

Em geral, as mensagens são enviadas com intervalo mínimo de uma semana.  O sistema utilizado é o Zenvia (WWW.zenvia.com.br), que facilita a gestão do conteúdo e a produção de relatórios de eficiência.

A empresa também avalia a eficiência geral dos canais de comunicação como parte das atividades em atenção à ISO 9001. A satisfação é bem interessante: 83% na última pesquisa!

Para quem tem receio de usar o SMS por questões trabalhistas, é interessante saber que a CNH também conversou com sua área jurídica para determinar uma forma de utilizar a ferramenta sem prejudicar ou criar risco para a empresa. As regras utilizadas hoje são compatíveis com a nossa legislação.

Fonte: Comunicação com o Funcionário | Zenvia 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s