Que tal atuar em um escritório de advocacia?

Advocacia_Versatil_RP_Relações_PublicasNão, não estou brincando e nem escrevi para o blog errado achando que o Versátil RP é para estudantes e profissionais de direito. A pergunta é para você que é RP mesmo.

Dentro das infinitas vertentes de atuação das RP’s encontra-se o direito. Apesar de pouco difundida entre nossa categoria, a área de direito é uma das poucas que não podem atuar com propaganda massiva para captar novos clientes, de acordo com o código de ética da área.

O que fazer então, já que os antigos diziam “a propaganda é a alma do negócio?”.

Escritórios de advocacia recorrem frequentemente aos profissionais de comunicação em busca de soluções práticas para ampliar seu leque de clientes. O curioso é que em sua maioria são todas técnicas de RP, pois são as melhores ferramentas que podem usar.

De acordo com Dayane Azeredo (quase minha xará se não fosse pelo Y), relações-públicas que já atuou em uma consultoria de marketing jurídico, a maior dificuldade é entender o mercado, suas limitações e particularidades. “Há uma série de coisas que é preciso ficar atento. Em um escritório de advocacia tudo tem que ser pensado duas vezes, muito bem planejado e pesquisado. (…) Você tem que aprender na marra e, não raro, com os próprios advogados, pois foi bem complicado conseguir profissionais de comunicação nesta área para trocar ideias e experiências.”

As principais tarefas a serem exercidas são focadas em comunicação institucional e construção de imagem e reputação do escritório e seus respectivos advogados. “Onde eu trabalhava, minhas tarefas principais eram: cuidar da comunicação interna, incentivar os advogados a produzirem conteúdo, identificar oportunidades de inserir o escritório como fonte em assuntos do seu segmento, organizar os eventos internos e cuidar de toda a participação do escritório em eventos de terceiros (seja como palestrantes, patrocinador, apoiador, etc), cuidar da comunicação digital (conteúdo do site, e-mail marketing, redes sociais), estudo de mercado ou empresas para prospecção, participação em pesquisas e monitoramento da presença em rankeadores internacionais e nacionais, relacionamento com editoras e portais jurídicos, assessoria de imprensa, etc.”.

Dayane diz que para RP existe “um espaço bem considerável. É um mercado muito bacana, que está aí aberto. Não tem tanta rotatividade porque há poucos profissionais de comunicação investindo nesse segmento. Para quem gosta de desafios e de aprender coisas novas, vale a pena.”.

Segundo ela, para quem deseja ingressar no segmento ter vontade de aprender é essencial. ”Temos poucas referências no segmento e o profissional vai ter que pesquisar bastante. É preciso também entender bem do que é Relações Públicas, pra que serve RP, a importância de um RP para a empresa e o que um RP faz de verdade. Pode parecer bobagem, mas qualquer dúvida sobre isso e você acha que não tem lugar ali. Dependendo do porte do escritório, recomendo um bom conhecimento de inglês, pois muitas das referências e bibliografias de comunicação para advogados vêm de fora, além do contato com as rankeadoras, associações e organizadoras de eventos internacionais. É importante também manter uma boa linha de contato com os advogados, que podem dar bons direcionamentos quanto às limitações que eles têm e para entender melhor o mercado”.

Gostou da ideia? Então sugiro a leitura do artigo Relações Públicas e Direito: por uma sociedade mais participativa, escrito pela ex-presidente do Conrerp2 Elaine Lina de Oliveira.

Dayane_Azerede_Versatil_RPDayane Azeredo é formada em Relações Públicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui experiência em planejamento de comunicação e relações públicas em áreas de atendimento e relacionamento com públicos estratégicos, comunicação comunitária e sustentabilidade, organização de eventos corporativos e culturais e gerenciamento de campanhas diversas para empresas privadas e do terceiro setor. Atualmente está Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Relações Públicas, Seção São Paulo – ABRP-SP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s