Conscientização vestida de verde

marketinggreenNosso mundo não é o mesmo e, apesar das mais diversas evoluções, fica nítida a presença de grandes problemas. Para chegarmos ao estado de conforto, comodidade e facilidades oferecidas hoje, “custos ambientais” foram e estão sendo altamente pagos.

Diante disso, em todo o mundo começaram a surgir meios para conscientizar a população sobre a existência de um risco real: o aquecimento global (que também está relacionado a fenômenos climáticos extremos como enchentes e frio excessivo). E, considerando um denominador comum, de interesse a todos, o Marketing Verde surge com a proposta sustentável de que cada pessoa possa ter a consciência ecológica sobre seu consumo e sobre como as empresas estão preocupadas com suas ações relacionadas à Responsabilidade Social e Ambiental.

Atualmente, é comum empresas, com suas marcas, produtos ou serviços, se apropriarem de estratégias para ter uma imagem positiva com seus consumidores. O Marketing Verde, ou também conhecido como Marketing Ambiental, ou ainda Marketing Ecológico, segundo Michael Jay Polonsky (Professor de Marketing na Escola Superior de Gestão e Marketing da Universidade Deakin, Melbourne, Austrália) em um artigo intitulado Introdução ao Marketing Verde, no ano de 1994, tem como papel desenvolver, gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores podendo demonstrar ser ambientalmente responsável e, assim, minimizar impactos negativos ao meio ambiente cada vez mais, levando em consideração a forma como é produzido, vendido ou embalado um produto e/ou serviço. 

Empresas como a Tang, Danone e Pritt, por exemplo, têm desenvolvido oficinas, brigadas ecológicas e jogos educativos para o público infantil. São crianças aprendendo a ser consumidores conscientes e ecologicamente corretos para o futuro ao mesmo tempo em que conscientizam seus pais. Ainda no Brasil, temos a empresa de cosméticos Natura pioneira ficando entre as cinco primeiras da prática de Marketing Verde no mundo todo.

São muitos os consumidores que estão optando por empresas ecologicamente corretas. As organizações que aderem ao Marketing Verde devem informar seus consumidores e assim estimular o consumo consciente e a preservação ambiental, despertar nas pessoas que ainda não possuem e contribuir para que as gerações futuras possam desfrutar de um bem que chamamos meio ambiente.

———————————————————————————————

Lais_Rodrigues_Versatil_RPLais Rodrigues, 20 anos, virginiana metódica, porém legal, graduanda do último ano de Relações Públicas na FAPCOM. Trabalha com Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa e Social Media, alias adora mídias sociais e tudo o que envolve o ambiente digital e já deu algumas aulas sobre monitoramento em redes sociais. Gosta de ler, tocar seu violão, viajar e estar em uma boa roda de amigos. É apaixonada pela profissão e a capacidade de propor novas soluções para diferentes tipos de conflitos. Não escolheu RP, mas, como ela mesma diz, RP a escolheu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s