Procura-se: vagas de Relações Públicas

Por Camila Freitas

Empregos e Estágios

Quando entrei na faculdade, há 4 anos, pensei que no 1º semestre conseguiria um estágio na área de Relações Públicas fácil e eis que me enganei (jovens e suas frustrações rs). No começo senti muita dificuldade em achar vagas na área em que meu perfil se encaixasse, mas depois de “descobrir” na Universidade que algumas empresas de estágio iam à instituição para se apresentar aos alunos e cadastrar eles nos seus sites, senti que minha busca seria mais fácil.

Cadastrei-me em vários sites, procurava no portal de estágio da faculdade e não consegui nada até o final do 1º semestre, quando consegui meu 1º estágio na agência júnior da faculdade. A partir daí vi que o mercado de Relações Públicas (Comunicação em geral, pra ser mais exata) é extremamente concorrido, por isso tem que se qualificar e procurar meios para conseguir se destacar, como cursos e trabalhos voluntários.

Passando alguns meses, voltei a procurar um estágio novo, sendo dessa vez mais fácil procurar vagas pelo conhecimento de sites que adquiri por meio de pesquisa e recomendação dos amigos. No 2º semestre abri minha conta no Facebook (Tio Mark, obrigada por criar o “face” <3), onde descobri vários grupos de vagas de Comunicação e acabou facilitando muito a minha vida para procurar uma nova oportunidade, conseguindo várias entrevistas legais.

Em dezembro de 2012, decidi criar um blog, o “Communication” (hoje ele se chama “SOS Trampo” e no momento está parado) para divulgar vagas de Comunicação, pois na época estava recebendo por e-mail diversas vagas, principalmente vagas de estágio em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. As vagas eram divulgadas pelo Twitter e pelo meu Facebook pessoal, sendo mais tarde divulgadas pela fan page do blog. A partir dessa demanda de vagas e vendo que o blog estava dando certo, percebi que muitos amigos, colegas e demais pessoas que seguiam o blog não conheciam muitos sites gratuitos de vagas, então tive a ideia de postar listas de sites, fan pages, twitters de vagas de Comunicação, onde tem um buzz positivo até hoje.

No dia 15 de março de 2013 ocorreu o nascimento de um grupo no Facebook com o intuito de ajudar vários “RPs”: o grupo “Estágios/Empregos – Relações Públicas”. O grupo foi criado por alunos da Universidade Metodista de São Paulo com o intuito de divulgar vagas para ajudar universitários da faculdade, mas com o tempo, ele foi aberto para universitários e profissionais da área e hoje tem mais de 4.000 membros.

O grupo possui diversos profissionais e universitários do país inteiro, boa parte são Relações Públicas desempregados e há muitos jovens graduandos procurando pela tão sonhada chance de estagiar na área. No começo do grupo havia poucas vagas em RP, pois a maioria dos integrantes era na época calouros e não sabiam onde procurar vagas. Com a entrada de “veteranos” (como eu rs) acabei compartilhando com os “calouros” essas listas e sites, para ajudá-los nesse começo de carreira, essa ajuda acabou aumentando quando comecei a postar vagas que via na internet ou quando recebia por e-mail.

Hoje sou uma das administradoras desse grupo, onde posto diariamente uma média de 5 vagas (depende do meu tempo para postar no dia), em vez em quando sou procurada por profissionais de RH que pedem para postar no grupo suas vagas e a cada dia o grupo ganha mais força e adeptos a ajudar a divulgar por lá. Espero que o grupo cresça cada vez mais e que mais pessoas participem dele com o intuito de ajudar, pois ainda há poucos que divulgam vagas, principalmente os que moram fora do estado de São Paulo.

Essa é a minha contribuição para que a profissão ganhe cada vez mais força no mercado, sei que pouco o que faço no momento, mas pelo menos já é um começo, né? Espero que esse meu gesto e de demais profissionais da área ajude aos profissionais e futuros “RPs”a ganhar mais espaço no mercado de trabalho, só com a união da categoria que vamos fazer que as empresas e agências entendam como é importante investir em um Relações Públicas, afinal, todo mundo precisa de um RP.

PS: Caso você queira participar do grupo ou ajudar, sinta-se a vontade e participe clicando aqui!

10276456_773274446040118_1836162120_nMeu nome é Camila Freitas, tenho 21 anos e moro em São Bernardo do Campo – SP, estou no 7º semestre de Relações Públicas na Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhei como estagiária na AGICOM (Agência Integrada de Comunicação), localizada na Universidade nas áreas de Pesquisa e Produtos Comunicacionais, depois trabalhei na agência Marketing SIM como estagiária de Mídia/Social Media.

Gosto de séries, filmes, ler, música, chocolate e dar risada com os amigos. Sou fã de Sherlock Homes e são-paulina, futebol é um dos esportes que mais acompanho. Sou apaixonada por pesquisa, redes sociais, marketing esportivo e terceiro setor. Minha relação com Relações Públicas começou “entre tapas e beijos”, hoje nosso relacionamento está em uma fase madura, no final do ano vamos nos casar rs.

Se vc precisar de mais informações, pode me encontrar no Twitter: @freitas_caamis

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s