Seminário Aberje de Comunicação & Controvérsia

download

No último dia 22 aconteceu na sede da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, (Aberje), no bairro do Sumaré em São Paulo, novo espaço da associação, o Seminário Aberje Comunicação & Controvérsias: Caminhos para conquistar a aceitação da opinião pública. Só para contextualizar, a Aberje foi fundada em outubro de 1967 e tem como objetivo:

Discutir e promover numa perspectiva local e global, a Comunicação Empresarial e Organizacional como função administrativa, política, cultural e simbólica de gestão estratégica das organizações e de fortalecimento da cidadania.

O Seminário teve mediação de Luiz Alberto de Farias, Diretor Acadêmico da Escola de Comunicação e Educação da Anhembi Morumbi e Luiz Fernando Brandão, Consultor de Comunicação da Fibria.  O seminário foi divido em quatro painéis que buscou debater os seguintes temas:

 

  • Comunicação e Saúde: Os debatedores foram Helio Muniz (Diretor de Comunicação do McDonald´s Brasil) e Renard Aron (Diretor sênior de relações governamentais da Johnson & Johnson);

 

  • Comunicação e Privacidade: Patricia Blanco (Presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta) e Leandro Bissoli ( Sócio do Patricia Peck Pinheiro Advogados);

 

  • Comunicação e Biotecnologia: Adriana Brondani (Diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia) e Yara Braxter (Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Novartis);

 

  • Comunicação e Meio ambiente: George Costa e Silva (Gerente da área de Comunicação, Mídias Sociais e Responsabilidade Social da Toyota do Brasil) e Mário Batista (Diretor de Assuntos Corporativos da Pirelli).

 

Pode-se notar, que como disseram, vivemos uma era informacional e as empresas ao se comunicar com o seu público deve estar ciente que a informação não tem mais controle, ela é muito volátil. Nota-se também quanto maior for a quantidade de informação, maior será o risco de controvérsias e até possíveis crises junto a opinião pública. Por exemplo:

Quem nunca ouviu falar que os hambúrgueres do McDonald´s são feito de carne de minhoca? Ou viu a foto de um rato saindo de uma casquinha de sorvete do mesmo? Então, o McDonald´s não tem o controle sobre a disseminação destes assuntos, que segundo Helio Muniz não passa de mitos.

E vale lembrar que para construir uma opinião diversos pontos devem ser analisados e a controvérsias é essencial para essa construção

Para ficar por dentro dos cursos que a Aberje oferece clique aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s