#VaiTerDiaDosNamoradosSim

Se o dia 12 de junho sempre fora uma data que gera ansiedade para os casais brasileiros, em 2014 este sentimento está confuso, já que este ano toda a atenção está voltada para a estreia da Copa do Mundo.

E aí, vai ter Copa ou vai ter Dia dos Namorados? Como as empresas do segmento estão lidando com esses dois grandes eventos na mesma data? É possível entrelaça-los com o mesmo objetivo?

Antes de qualquer ação, as empresas precisam analisar o comportamento de seus consumidores e entender quais são suas expectativas para ambas solenidades. Somente a partir desta análise é possível direcionar qual estratégia de comunicação a empresa deve adotar para eventos comercialmente tão distintos.

Em momentos de mobilização em massa como este de expectativas concentradas em uma única eventualidade, pode ser mais eficaz usar da criatividade para vincular os dois fenômenos na ação. É o que fez a Brahma – muito bem feito, por sinal – com a campanha #Movimento11, que pretende antecipar a comemoração do Dia dos Namorados para hoje e deixar o dia de amanhã inteiramente disponível para torcer pelo Brasil (e livre de consciência pesada).

A Brahma sabe que seu público estratégico é formado essencialmente por homens, e homens que gostam de futebol. Por isso, entendendo o anseio de seu público de ter o dia 12 dedicado ao futebol, amigos e – essencialmente – cerveja, a Brahma rapidamente tratou de assegurar este dia especial à eles fazendo parcerias com empresas do segmento de serviços e presentes convencionais do dia dos namorados para que os casais não vejam problemas em comemorar o seu dia antecipadamente. 

Com uma sacada de gênio ou uma simples ação pontual, esta é a força de uma campanha de comunicação bem executada, em que pode chegar a influenciar diretamente no nosso dia a dia, desarranjar datas tradicionais do nosso cotidiano e até desfazer planos que todos os anos são tomados para o mesmo dia.

Esta campanha nos mostra a importância da visão de outros setores de mercado e de como eventos comerciais como esses podem afetar o seu próprio público, mesmo que aparentemente este pode não se interessar por eles. Acredite, tudo está entrelaçado.

Na dúvida entre se vai ter Copa ou dia dos namorados… fique com os dois! 😉

Para conhecer melhor a campanha #Movimento11 e os parceiros participantes, acesse o site: www.movimento11.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s