As mudanças que a Organização não controla e as Relações Públicas

Você já parou para pensar o que aconteceu com algumas daquelas marcas que você conheceu na sua infância? Não é de hoje que vemos ou ouvimos falar sobre empresas que eram fortes e até pioneiras em seu segmento e que, de repente, foram sumindo, sumindo, sumindo… Algumas são compradas por corporações, organizações maiores, outras têm seus produtos obsoletos.

Empresas como FujiFilm, Kodak, IBM, Olivetti, Samsung e Nokia demonstraram comportamentos diferentes em relação às tendências, ocasionando em uma ter vantagem sobre a outra. Então, por que não a análise de cenários feita por um profissional de relações públicas? Afinal, não basta uma coleta de informações sobre o que está acontecendo na região, no mercado e no mundo, mas a interpretação adequada dos dados.

Através de pesquisas e análises do macroambiente, que são as variáveis que a empresa não pode controlar, como demografia, economia, política, tecnologia, sociocultural e recursos naturais, o relações públicas desenvolve o planejamento estratégico seguido pela implementação de planos de ações e avaliação dos resultados, o que torna a assessoria mais assertiva.

Esse profissional, ao contrário do marqueteiro e do publicitário que têm objetivos diretamente ligados à promoção e à venda, irá atuar com a finalidade de consolidar os públicos, e, em outros casos, até mesmo perpetuar relacionamentos.

As Relações Públicas ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro, devido ao reconhecimento da profissão e em organizações com gestão não autoritária, tornando-se mais presente na assessoria das tomadas de decisões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s