A “Copa das Copas” das marcas

Por Camila Freitas

logo-oficial-copa-2014-1278904633326_300x300A Copa do Mundo 2014 está chegando ao fim e foi uma grande oportunidade de negócios para as marcas, onde apostaram no patriotismo dos torcedores que fica mais aflorado neste momento, principalmente pelo bom desempenho da Seleção Brasileira. Várias marcas aproveitaram para investir em estratégias de marketing e divulgação da sua marca, além de estreitar sua relação com o consumidor via redes sociais.

No total a Copa do Mundo possui 22 marcas que tem ligação com o evento: 4 são parceiros da FIFA (Adidas, Coca-Cola, Hyundai/Kia, Emirates, Sony e Visa), 8 patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA (Budweiser, Castrol, Continental, Johnson & Johnson, McDonalds, Moy Park, Oi e Yingli) e 8 apoiadores nacionais (Apex Brasil, Centauro, Garoto, Itaú, Liberty Seguros, Wise Up, Fifa.com e Football for Hope).

Mesmo não sendo patrocinadores oficiais, várias marcas aproveitaram o momento e acabaram ganhando seu espaço na mídia. Segundo a pesquisa realizada pela Unruly Media, 71,2% das interações online com empresas durante a primeira fase da Copa foram com marcas não patrocinadoras, um bom exemplo foi a Nike onde lançou o filme “Nike Futebol: O Último Jogo”, onde conta a história do futebol de risco contra o futebol seguro.

Alguns apoiadores nacionais ganharam destaque pelas suas produções, como foi o caso da Garoto, que realizou uma ação nas quartas de final da Copa, onde ela exalta o lado “garoto” no vídeo “O lado Garoto de todo brasileiro!”. O Itaú foi uma das marcas onde mais teve buzz positivo com a sua aposta na música “Mostra Tua Força Brasil“, o vídeo possui 17 milhões no YouTube, a música é considerada um dos hits da Copa, junto com a música “Todo Mundo” da Coca-Cola.

As marcas estão aproveitando também situações inusitadas dos torcedores para se promover, a Magazine Luiza e a Sony Brasil aproveitaram o caso do torcedor Rafael Gambarim que quebrou a TV durante o jogo Brasil e Chile, após uma defesa do goleiro Júlio César. A Magazine Luiza deu de presente para o torcedor Rafael um projetor multimídia, além de ter lançado uma campanha onde liberou uma oferta exclusiva para quem adivinhou os batimentos cardíacos dele no jogo Brasil e Colômbia. A Sony Brasil também presenteou o torcedor com uma TV nova e ainda pediu cuidado com as comemorações quando estiver assistindo os jogos.

A Copa do Mundo demonstrou que não precisa ser necessariamente patrocinador para aproveitar o evento para se promover, se for feito isso de forma legal, para não ter problemas de direitos autorais com a FIFA. Cada vez mais marcas nacionais estão aproveitando eventos esportivos para poder passar uma mensagem de forma positiva que lhe traga retorno tanto financeiro, como de fortalecimento de imagem. A Fiat foi das marcas que teve esse fortalecimento de imagem quando instigou os torcedores na música “Vem Pra Rua – música” no ano passado e repetiu o feito em “Festa na rua”.

Definitivamente essa foi a “Copa das Copas”, tanto pelo número de citações pelas redes sociais e próprio investimento delas, além do alto investimento da TV paga e aberta. No twitter o usuário pode definir o time para qual vai torcer, ver o perfil de jogadores e pessoas ligadas ao futebol, acompanhar em tempo real o placar dos jogos e utilizar hashtag com as iniciais de cada país, como #BRA, aparecendo uma hashflag no tuite, além de outras personificações. Já o facebook investiu em uma ferramenta chamada “Assuntos mais comentados da Copa do Mundo 2014”, onde você confere os últimos gols, jogos e notícias, além de um mapa de fãs que cita os principais atletas da Copa do Mundo no Facebook e onde seus fãs se encontram no mundo.

Para mim essa Copa está sendo especial, observar como agências de comunicação e organizações estão se comportando diante do maior evento esportivo do mundo é muito enriquecedor como RP, principalmente acompanhar o desempenho de assessores e da própria imprensa para reportar ao mundo a “Copa do futebol arte”.

força-neymar

#ForçaNeymar

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Um pensamento sobre “A “Copa das Copas” das marcas

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