005 – RP escreve a sua história com Viviane Yoko Oikawa

rp-facebook“Não busque a mudança nos outros, seja você a mudança que procura”. Essa é a frase que Viviane Yoko Oikawa, 29 anos, compartilha nas redes sociais e que reflete a sua atitude como profissional. Formada em Relações Públicas pela UNESP, Viviane tem como área de atuação a Comunicação Corporativa.

A entrevistada de hoje, comenta sobre o porque a profissão é tão apaixonante “O fato de poder me desafiar diariamente, de poder transformar cenários, me instiga a ir ainda mais longe como RP, em ver na atividade a possibilidade de fazer a diferença nas empresas e nas pessoas”.

Viviane respondeu algumas questões pessoais sobre porque escolheu estudar Relações Públicas e fala sobre o cenário atual da profissão, segundo a sua opinião.

Versátil: Por que escolheu estudar Relações Públicas?

Viviane: Meu primeiro emprego foi na área de relacionamento com clientes e nele pude perceber a afinidade com os públicos, a vontade de gerenciar relacionamentos em uma organização, mas de forma profissional. Pesquisei sobre o mercado, curso, disciplinas e vi que ser uma Relações Públicas era o que eu queria para o meu futuro, poder trabalhar a comunicação e relacionamentos dentro de uma empresa de forma estratégica.

2. Foto Viviane Oikawa

“O RP está aonde as empresas estão”. Viviane Oikawa

Versátil: Como enxerga o cenário brasileiro das relações públicas?

Viviane: O mercado para os profissionais de Relações Públicas tem se mostrado cada vez mais promissor, a atenção ao cliente, à imagem corporativa e aos próprios funcionários têm hoje uma visibilidade muito maior, e com a era digital, a comunicação também se moldando, surgindo ainda mais perspectivas para os profissionais da área e o mercado.

Versátil: Qual ou quais as pessoas que te inspira a ser Relações Públicas?

Viviane: São muitos os RPs que me inspiram a ir cada vez mais longe e servem para mim como exemplos, são eles: James Grunig, Luiz Alberto de Farias, Marlene Marchiori, Maria Aparecida Ferrari, Viviane Mansi, Carolina Terra, Fábio França, entre tantos outros.

 

Versátil: Comemoramos em 2014 os 100 anos das Relações Públicas no Brasil, para você, a profissão é valorizada como deveria?

Viviane: Apesar de o mercado para a atividade de RP estar em uma crescente, ainda não vejo essa valorização profissional, muitas empresas não sabem ao certo o que faz um Relações Públicas, assim, acabam por desconhecer a importância desse profissional e das suas qualificações para o trabalho da Comunicação Corporativa. Vejo que nas empresas ainda há muita confusão com outras profissões como o jornalismo, o que acaba por desmerecer um pouco as nossas qualificações para o exercício da atividade.

Versátil RP: Qual mensagem deixaria aqui para ser lembrado na comemoração de 200 anos das relações públicas no Brasil?

“Parabéns a todos os RPs que vestem a camisa da atividade e constroem diariamente a nossa profissão. Já percorremos um longo caminho até aqui, mas podemos mudar ainda mais essa história, por isso, se você também é um apaixonado por comunicação, relacionamentos e pessoas; acredite, se desafie a ir ainda mais longe, seja fundamental para outras tantas comemorações que virão!”

VII Semana de RP na UNESP, com a presença da Maria Aparecida Ferrari.

  

Versátil RP: As Relações Públicas completam 100 anos no Brasil. O que você vê como a maior contribuição da profissão para o país, durante todo este período?

Viviane: A mudança de olhar das empresas, antes elas enxergavam apenas o lucro, não tinham uma visão macro, de como elas podem influenciar os seus públicos por meio da comunicação. Hoje vemos que as empresas passaram a entender que mais do que vender, é preciso se relacionar com os seus públicos, que o sucesso empresarial está nos relacionamentos que ela estabelece e mantém. Graças a isso, vemos uma comunicação mais transparente, empresas mais preocupadas com a gestão do relacionamento com todos os seus públicos.

Versátil RP: Qual é a área de atuação das Relações Públicas que você vê como mais promissora em curto prazo? Por quê?

Viviane: Com o advento das mídias sociais, a comunicação corporativa e os veículos de comunicação tiveram que se adaptar, criando novas oportunidades profissionais e carreiras em comunicação digital que antes não existiam. Aliado a essas transformações, as empresas querem manter a competitividade perante a concorrência, por isso, a cada passo digital do mercado, elas necessitam estar com a sua comunicação digital alinhada, a fim de garantir a sua própria sobrevivência no mercado. Ou seja, abriram-se novas oportunidades profissionais nessa área e a tendência é de que as Relações Públicas Digitais tenham um mercado ainda mais promissor para os próximos anos.

  

Versátil RP -Agora, brincando de adivinhar o futuro, como você acredita que estará o panorama das Relações Públicas no seu segundo centenário brasileiro?

Viviane: vejo muita gente boa atuando no mercado de trabalho e por isso, acredito que podemos mudar o hoje e construirmos as Relações Públicas que queremos amanhã. Para esse segundo centenário, imagino os profissionais de RP com o seu devido espaço nas empresas, com um mercado de trabalho ainda mais promissor e sendo referência para a atividade em outros países. E outra coisa que seria bem bacana de se ver… não precisar mais explicar para ninguém o que faz um RP, pois a atividade será tão difundida que todos saberão a sua devida importância para as organizações e para a sociedade.

 

Por fim deixa um recado para o Versátil: “É muito bom ver RPs engajados como você e querem fazer a diferença para a área, parabéns pelo trabalho!”.

Obrigada Viviane! Muito sucesso pra você e vida longa às RP!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s