Como projetizar seu plano de comunicação

IMG_20140813_185742[1]

Na última sexta-feira, 08, nossa colunista, Lais Rodrigues, participou do curso Gestão de Projetos de Comunicação (você pode ficar por dentro de outros cursos por aqui), na Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), e conta um pouquinho pra gente como foi a experiência.

Ministrado pelas instrutoras Sandra Meireles e Daniela Biondo, ambas da PwC BR,  o curso trouxe uma visão projetizada para os planos de comunicação e o questionamento sobre como você, profissional, pode convencer seu cliente de que sua participação é relevante.

Não é de hoje que ouvimos que, quando pensam em cortes na empresa, a área de comunicação é uma que ocupa as primeiras indicações para o “paredão”. Mas, chega de blá blá blá, comunicação é linda (e nós sabemos disso), mas temos a missão de mostrar aos gestores os benefícios de um projeto sem esquecer dos famosos re$ultado$.

Empresas e profissionais necessitam atualizar-se constantemente, mas como fazer? Seja organizado, todo projeto tem início, meio e fim, envolve escopo, tempo e custo; e, para que ele não seja interrompido no caminho, siga algumas etapas:

  • Iniciação – Diga qual a relevância do projeto, quem deseja atingir com isso, qual o objetivo e o que será necessário para atingir os objetivos. É a fase em que você estabelece acordos para não cair naquela “mas não era isso o que eu queria”. Após o combinado, lembre-se de formalizar;
  • Planejamento – Aqui deve conter a estratégia a ser utilizada, mapeamento de stakeholders (quanto mais aliançados ao seu projeto, melhor), o que será efetivamente entregue ao final do prazo, quais as restrições e os riscos, além de um cronograma de atividades e o não menos importante, orçamento (faça esse item com calma para que não ultrapasse escandalosamente do que foi proposto inicialmente);
  • Execução – Faça uso de reuniões pontuais para saber como cada um está envolvido e como poderá ser cobrado. Vale mandar um e-mail querido (mas sem corações, por favor) para que todos tenham ciência dos acordos;
  • Controle – Essa é a etapa em que você confere o status de cada atividade. Quando você acompanha o passo-a-passo, a chance de riscos poderá ser cada vez menor;
  • Encerramento – Verifique se os objetivos foram alcançados, encerre o projeto oficialmente e compartilhe os resultados.

Ah! Segue uma dica deixada por Meireles e Biondo: democratize o conhecimento, crie um documento falando sobre suas experiências, pedidos específicos do gestor, etc., particularidades que você só aprende na prática!

IMG_20140813_185720[1]

Sandra Meireles e Daniela Biondo

Anúncios

Um pensamento sobre “Como projetizar seu plano de comunicação

  1. Pingback: 096 – RP escreve a sua história com Lais Rodrigues | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s