026 – RP escreve a sua história com Jéssica Lima

rp-facebookHoje recebemos no “RP escreve a sua história” Jéssica Lima, que é formada em Relações Públicas pela Fecap, com larga experiência em Marketing Digital e Social Media, já atuou no planejamento, social media, trend hunter e atualmente é Research & Insights Manager na We Are Social Brasil.

VRP: Por que escolheu estudar Relações Públicas?
Sempre quis a área de comunicação e achei RP a profissão mais completa e ampla para se trabalhar.

VRP: Como enxerga o cenário brasileiro das relações públicas?
Eu acredito num cenário muito positivo, entre todos os cursos de comunicação social, RP é o que tem um futuro mais promissor na minha visão.

VRP: Qual ou quais as pessoas que te inspira a ser Relações Públicas?
Carolina Frazon Terra | @carolterra. Ela uma das profissionais que eu mais admiro, sem contar na pessoa maravilhosa que ela é. E eu tive a oportunidade de poder trabalhar ao lado dela e a Carol me ensinou muita coisa. Ela também tem um lado acadêmico muito forte, é uma profissional que agrega a nossa profissão todos os dias.
 
VRP: Comemoramos em 2014 os 100 anos das Relações Públicas no Brasil, para você, a profissão é valorizada como deveria?
Não. Por mais que o mercado tenha amadurecido (precisa cada vez mais de um profissional como o RP), muitas pessoas ainda não sabem que aquela função pertence a um RP. Por causa disso, a profissão ainda não é muito valorizada.Jéssica Lima

VRP: Qual mensagem deixaria aqui para ser lembrado na comemoração de 100 anos das relações públicas no Brasil?
Estamos no nosso melhor momento, ele não é o ideal ainda, mas temos uma oportunidade única para firmarmos a nossa profissão ao lado da ascensão do digital e social.

VRP: Sabemos que o eixo Sudeste ainda concentra a maioria dos profissionais de área, bem como a maioria das vagas de trabalho oferecidas. Qual seria a maior dificuldade, em sua opinião, para a expansão nacional da área e das oportunidades de emprego?
Os novos profissionais precisam sair dos rótulos. Hoje o digital e social abriram portas para o profissional de RP que antes não se imaginava, ou seja, existem muitas vagas hoje que não estão escritas “relações públicas”, mas nós somos o profissional mais capacitado para ocupá-las. A maior dificuldade que eu vejo para quem está começando no mercado, é que eles não sabem tudo que existe, atualmente temos muitas ocupações que não tem uma faculdade específica para car.
O ideal é não ficar preso em nomes, mas sim em Jobs Descriptions. Existem boas vagas e o digital/social não está concentrado no eixo Sudeste.

VRP: As Relações Públicas completam 100 anos no Brasil. O que você vê como a maior contribuição da profissão para o país, durante todo este período?
Os RPs trazem mais profissionalização para as demandas do mercado sobre reputação, gerenciamento de crises no digital e social.

VRP: Falando em história, conte mais sobre a sua história com a profissão. Por quê escolheu RP?
Eu trabalho focada em mídias sociais, analisando métricas e comportamento dos usuários. Escolhi RP, pois achei que o curso é o que me deixava mais preparada para o mercado de comunicação e de fato deixou. Por mais que ainda acho que o curso na faculdade, precisa ser renovado cada vez mais, por causa do crescimento do digital e social.

VRP: Qual é a área de atuação das Relações Públicas que você vê como mais promissora em curto prazo? Por quê?
Digital e social, porque é o meio que mais cresce e atualmente são os canais que mais geram demanda.

VRP: Agora, brincando de adivinhar o futuro, como você acredita que estará o panorama das Relações Públicas no seu segundo centenário brasileiro?
Eu vejo mais reconhecimento da profissão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s