RP Week – Cada ponto de vista é visto de um ponto

rpweekPara combinar com a maior semana de Relações Públicas do Brasil vamos fazer um post igualmente grande, rss. Sente-se confortavelmente e vem com a gente.

Chegamos em um consenso na equipe que seria melhor cada um dos que participaram apresentar seu ponto de vista sobre a semana na #RPWeek, possibilitando assim uma maior compreensão do que foi vivenciar essa experiência. Então vamos lá.

Por Tuane Nicola:

A minha experiência na RP Week, foi muito mais que uma simples participação em um evento…pude viajar, explorar um pouco mais de São Paulo, conhecer os colegas Versáteis, ficar ao lado de grandes personalidades, profissionais, estudantes, pessoas de vários estados do país e falar sobre projetos, visões e sobre o cenário das Relações Públicas.

Participei da mesa redonda na noite do dia 04, ao lado de colegas que me dão orgulho. Representando o Fantástico Mundo RP, blog qual sou fundadora, falei sobre ele e sobre o contexto das relações públicas que vivemos hoje na internet junto dos demais bloggers.

No dia 05, participei do workshop sobre empreendedorismo e Relações Públicas, ministrado pelo Pedro Prochno, também foi uma atividade super importante da semana, que com certeza motivou muita gente a tirar planos do papel. Já o dia 06 foi um dos melhores dias do evento, um dia cheinho de palestras com grandes nomes da comunicação.

Entendo e considero esse evento como um marco da nossa área. O que passamos durante essa semana será relatado e ficará registrado na história, assim como os 100 anos da profissão que se completam neste ano. Cada um que passou pela semana, levou consigo conhecimentos, motivações, contatos, cases e principalmente uma experiência única: uma semana inteira interagindo, falando e respirando Relações Públicas.

rpweek

Alan, Taís, Tuane e Diego, encontro da equipe na RP week.

Por Diego Galofero:

Estava de boas e de repente aparece na minha timeline do Facebook o seguinte: RP Week, o maior evento de Relações Públicas do Brasil. Pensei comigo, esses caras estão se achando muito, só querem causar. Normal ficar assim meio ressabiado com movimentos deste tipo, pois até bem pouco tempo atrás era fácil encontrar troca de críticas entre alguns grupos e movimentos referentes às relações públicas.

Fiquei só acompanhando o desenrolar do que esses “caras” estavam fazendo e com o tempo comecei a me envolver e compartilhar posts dos tais que falavam que a “maior semana de Relações Públicas” estava chegando.

O meu envolvimento foi maior quando fiquei sabendo que a Taís representaria o querido Versátil RP em uma das noites de debates.

Chegou o dia 1º de setembro e deu-se inicio ao evento realizado na Cásper Libero, São Paulo. Nos dois primeiros dias eu não fui, mas na quarta dia 03 eu vi com os meus próprios olhos que estava em um movimento diferenciado, um evento que não dava margem para picuinhas. Nesse dia conheci além do Alf, a Ana Clarissa do RP Manaus.

Quinta dia 04 de setembro foi o dia de conhecer Florilson do RP da Depressão, Amanda do RP Brasil, Tuane colega de Versátil e que também é a criadora do Fantástico Mundo RP. Nesse dia também a Taís representou nosso blog, falando da sua criação até projetos futuros. Ela citou o meu nome no meio da apresentação e fiquei emocionado de saber que sou um dos criadores de algo tão grandioso como o Versátil. Mais legal foi quando o Pedro perguntou se alguém seguia os blogs e fanpages presentes naquele debate e eu ouvi os participantes na plateia dizendo que “todos”. Conheci o mestre Marcondes Neto nesse dia também .

Na sexta dia 05 de setembro não pude comparecer pois tinha prova de inglês. No sábado dia 06 foi o dia de encerramento do evento, nesse dia tive que trabalhar e perdi as apresentações do Marcondes Neto e da linda da Carol Terra. Mas eu queria usar uma expressão usada pelo Alf ao encerrar o evento… A RP Week foi simplesmente “ducaralho”.

Com Ana (RP Manaus) e Alf (TMPRP).

Com Ana (RP Manaus) e Alf (TMPRP).

Por Taís Oliveira:

Desde estudante eu sempre fui arroz de eventos e aprendi muito tanto quanto na sala de aula, mas como comentei com algumas pessoas nunca tinha participado de um tão grande (em dias) com o foco exclusivamente em Relações Públicas. E olha que sou dessas chatas que dá feedback em evento dizendo: faltou RP nessa grade aí, hein…

A estrutura lógica da RP Week foi bastante interessante: debate com entidades representativas, profissionais do mercado, nova geração de RP, workshops, visita à agências e as palestras de sábado que foram sensacionais, destaco: Manoel Marcondes, Carol Terra <3, Mauro Lopes, Sidney Oliveira e Yacoff Sarcovas – inspiração é a palavra que define perfeitamente a fala de cada um deles.

Além da overdose de conteúdo foi ótimo “des-virtualizar” avatares e rever colegas de outros estados. E, claro, participar da mesa com a nova geração de RP representando o Versátil RP foi uma honra, Online somos bons, offline podemos ir muito mais longe, espero que a nossa conexão pós RP Week permaneça e que possamos fazer muitas coisas bacanas para o mercado das Relações Públicas.

Enfim, toda ideia nova tem pontos a melhorar e tenho certeza que todos serão identificados ao decorrer dos feedbacks. Deixo meus cumprimentos à Ariane, Pedro, Alf e Japa Amandinha e o meu desejo de estar na 70º edição da RP Week (sim, por que seremos a primeira geração de centenários, segundo o Sidney Oliveira, rsss). 🙂

Mesa com a nova geração de RP. :D

Mesa com a nova geração de RP. 😀

 Por Lais Rodrigues:

Eu, Lais (prazer, obrigada, de nada), participei nos dias 02 e 05/09 e tive a oportunidade de ver pessoas incríveis falando com paixão sobre aquilo que fazem. Foi como uma injeção de ânimo, o tipo de adrenalina que você sente quando se envolve com o que ama.

Muitos conhecem o relações públicas como o cara das festinhas e do cafezinho, mas algo que (nós já sabemos, e) a RP Week trouxe durante a primeira semana de setembro foi uma série de atividades e oportunidades voltadas para a nossa área, além de outros profissionais que também destacaram o nosso papel nas empresas e na sociedade.

Temos habilidades suficientes para dominar o mundo MUAHAHAHAHAHAHAHA! Calma, me empolguei um pouquinho (risos). Mas a verdade é como diz o velho ditado sobre uma andorinha não fazer um verão sozinha. Estamos por toda parte e juntos podemos conquistar mercados e organizações em que o nosso olhar (e a nossa mãozinha) vai contribuir para o bom e estável relacionamento entre os públicos. Somos o tipo de “profissional fazedor” e SIM, relações públicas também sabem fazer negócios.

Equipe Versátil RP. :D

Equipe Versátil RP. 😀

Por Alan Cruz:

Fiquei muito animado quando vi o anúncio que seria promovida a primeira semana de discussões voltadas para as Relações Públicas. Acompanhei de perto o desenvolver desta ideia que, para a nossa sorte, se concretizou.

Quando cheguei, peguei de cara uma mesa redonda com a maravilhosa Ariane Feijó, Rosana Monteiro, da Ketchum Estratégica, Angela Pimenta, ex-Exame e Daniel Miúra, da NR-7 Digital. Tem como não sair coisas boas de uma mesa como essa? No dia seguinte, teve uma mesa redonda de blogueiros, em que nós estávamos muito bem representados pela Taís Oliveira. Ou seja, profissionais renomados no mercado e a nova geração de relações-públicas que tiveram voz em um mesmo evento.

Em resumo, isso foi o que mais gostei (amei o estudante da PUC que disse que havia escolhido Relações Públicas depois de ler o Versátil e se apaixonar pela profissão). Estamos acostumados a ouvir e ler sempre os autores clássicos sobre a profissão, sem fazer uma exata conexão entre a academia e o mercado e, indo além, sobre o que esperam que façamos e o que podemos fazer em prol da profissão e das companhias para as quais trabalhamos.

Fiquei mais próximo de diversas pessoas que conhecia apenas no mundo virtual e outras que não conhecia. Coloquei um rosto em páginas como o Relações Públicas Brasil e o RP da Depressão e, o mais importante de tudo, vi que a geração que se formou comigo tem muita vontade de fazer coisas ótimas acontecerem por todo o Brasil.

Se depois de tudo isso você ainda perdeu a nossa mesa, relaxa… estamos no Youtube. 😉

Anúncios

2 pensamentos sobre “RP Week – Cada ponto de vista é visto de um ponto

  1. Pingback: 074 – RP escreve a sua história com Tuane Nicola | Versátil RP

  2. Pingback: Só sei que foi assim… – RP Week 2014 | Versátil RP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s