034 – RP escreve a sua história com Luana Bublitz Martins

rp-facebookA entrevistada da nossa série de hoje é a gaúcha Luana Bublitz Martins, 26 anos, RP formada pela PUCRS em 2010. Atualmente é proprietária da LM Assessoria de Comunicação e Diretora de Comunicação da Fajers em Porto Alegre. Luana acredita na comunicação eficaz e dá o recado:

“Ouse. Se você acha que pode fazer, tente e faça. Precisamos de pessoas que façam mais pela profissão”.

Versátil RP: Por que escolheu estudar Relações Públicas?

Luana: Sempre tive vocação para me comunicar de uma maneira eficiente. Tive dúvidas entre a formação de RP ou jornalismo, mas a profissão de RP era mais dinâmica, então decidi pelo curso.

Versátil RP: Como enxerga o cenário brasileiro das relações públicas?

Luana: Acho que no Brasil a profissão não é valorizada e muito menos compreendida pela população. Se houvesse uma compreensão geral, os profissionais estariam em melhores colocações no mercado de trabalho.

Versátil RP: Qual ou quais as pessoas que te inspira a ser Relações Públicas?6 luana martins 2

Luana: Meus pais. Convivendo com eles percebi como a comunicação é importante em qualquer emprego, em qualquer situação. Nenhum deles é Relações Públicas, mas são exímios comunicadores em suas profissões: Um como jornalista e outra como advogada. Sempre me ensinaram a ter clareza em minhas ideias e fazer bem feito o que é proposto.

Versátil RP: Sabemos que o eixo Sudeste ainda concentra a maioria dos profissionais de área, bem como a maioria das vagas de trabalho oferecidas. Qual seria a maior dificuldade, em sua opinião, para a expansão nacional da área e das oportunidades de emprego.

Luana: A divergência cultural no país, tem seus encantos, mas também prejudica a educação do povo. Temos na região Sul e Sudeste maior porcentagem de graduação maior mesclado de trabalho, diferente estilo de vida. Acredito que melhorando a educação em todo País, está quantidade de profissionais formados se prolifere, tendo assim, empregos em todas as regiões.

Versátil RP: As Relações Públicas completam 100 anos no Brasil. O que você vê como a maior contribuição da profissão para o país, durante todo este período?

Luana: Percebe-se que quando o País quer fazer algo bem feito, consegue. Grandes eventos são realizados com êxito. Ou seja, tem muito profissional bom no Brasil, basta ter espaço para eles mostrarem seu potencial.

Versátil RP: Falando em história, conte mais sobre a sua história com a profissão. Por quê escolheu RP?

Luana: Antes de decidir pelo curso, estudei os meios de atuação de um profissional de RP. Percebendo que era aquilo que eu procurava, esta diversidade de atividades que pode ser exercido por uma só pessoal, entrei na faculdade e me deparei com mais oportunidades. Quando você começa a pensar como um RP, percebe que temos trabalho em qualquer lugar.

Versátil RP: Qual é a área de atuação das Relações Públicas que você vê como mais promissora em curto prazo? Por quê?

Luana: As assessorias. Com tanta empresa abrindo no Brasil, tanta facilidade em conseguir informações, tanta exposição das marcas, uma boa assessoria de comunicação com profissionais de Relações Públicas, tende a valorizar a empresa, e não deixar que imagens negativas sejam vinculadas as marcas/negócios.

Versátil RP: Agora, brincando de adivinhar o futuro, como você acredita que estará o panorama das Relações Públicas no seu segundo centenário brasileiro?

Luana: O Brasil hoje passa por mudanças econômicas, muitas grandes empresas entram no País, muitas pessoas empreendendo, ou seja, mais áreas de atuações de RPs. Acredito que se toda população tiver consciência do que um RP pode fazer, empregos não faltariam!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s