036 – RP escreve a sua história com Nathally Trevisan

rp-facebookNathally Trevisan, 22 anos, formada em Relações Públicas pela Cásper Líberto, atualmente é analista de Relações Públicas no setor de Marketing/Comunicação da Nextel Brasil.

“O mais gratificante, como Relações Públicas, é poder alcançar tantas pessoas, e de maneiras tão distintas. Escolhi RP e RP também me escolheu” diz.

Versátil RP: Por que escolheu estudar Relações Públicas?

Nathally: Foi um pouco sem querer, na verdade. Desde cedo, assim como muitos, sabia que caminharia para a área de Humanas, mas ainda sem decidir nada específico. Considerava jornalismo quando uma amiga me apresentou RP. Fiquei imediatamente atraída pela gama de opções e os diferentes rumos que poderia tomar na profissão. O que começou como uma escolha estratégica para adiar a árdua escolha do que ser para o resto da vida e deixar para decidir só mais tarde, durante o curso, acabou como uma paixão e uma certeza.

Versátil RP: Como enxerga o cenário brasileiro das relações públicas?

Nathally: Vejo o cenário de RP no Brasil como muito promissor. Temos espaço para crescimento e para assumir um papel central da comunicação de um mundo veloz, complexo e imerso em uma infinidade de dados que precisam passar de excesso de informação a extração de inteligência e conhecimento. Vivemos na Era da Reputação e o timing nunca foi tão propício. nathaly

Versátil RP: Qual (ou quais) a(s) pessoa(s) que te inspira(m) a ser Relações Públicas?

Nathally: Para citar alguns: Brandee Barker, Elisa Prado, Elliot Schrage, Eric Dezenhall, Gerson Penha, Jeffrey Sharlach, Stephanie Cutter e Yacoff Sarkovas.

Versátil RP: Comemoramos em 2014 os 100 anos das Relações Públicas no Brasil. Para você, a profissão é valorizada como deveria?

Nathally: Ainda não, mas acredito que estamos caminhando nessa direção. Apesar de ainda encontrarmos pequenas, médias e grandes empresas que não reconhecem os benefícios alcançados por meio de esforços na área de Relações Públicas, percebemos que, pouco a pouco, as marcas vêm tomando conhecimento disso. Há também de se considerar um fator importante: estamos falando de uma profissão “jovem”, principalmente quando comparada às outras mais valorizadas e “bem estabelecidas”.

No cenário em que vivemos, em um mundo rápido, conectado e de constante mudança, diversas áreas, profissões e noções são repensadas e reestabelecidas. Gosto de pensar que estamos encontrando o nosso espaço.

Versátil RP: Qual mensagem deixaria aqui para ser lembrada na comemoração de 200 anos das relações públicas no Brasil?

Nathally: Tomara que, 100 anos depois, estejamos mais inspiradores, integrados e inovadores. Mas que não tenhamos nos esquecido do nosso primeiro propósito, o de existir para criar, mediar, renovar, manter e melhorar os relacionamentos.

Versátil RP: Sabemos que o eixo Sudeste ainda concentra a maioria dos profissionais da área, bem como a maioria das vagas de trabalho oferecidas. Qual seria a maior dificuldade, em sua opinião, para a expansão nacional da área e das oportunidades de emprego?

Nathally: Dado que as origens para essa concentração têm raízes históricas, a dificuldade de expansão nacional da área de RP (bem como de outras áreas) relaciona-se diretamente com o desenvolvimento do país como um todo. O Sudeste ainda é o centro econômico do País e inevitavelmente acaba concentrando o maior número de empresas e oportunidades.

Versátil RP: As Relações Públicas completam 100 anos no Brasil. O que você vê como a maior contribuição da profissão para o país, durante todo este período?

Nathally: Parece clichê, mas vejo a evolução da profissão como um todo. E mais do que isso, imagino as contribuições que ainda acontecerão, pois estamos falando de um novo mercado que já movimenta – e continuará movimentando cada vez mais – uma parte importante da economia. Falamos de mais cursos, novas posições no mercado, mais capital, concorrência, avanços, estudos e literatura. E falamos, acima de tudo, do caráter mediador das Relações Públicas, quando se reconhece a dimensão do valor dos relacionamentos bem estabelecidos e mantidos.

Versátil RP: Falando em história, conte mais sobre a sua história com a profissão. Por que escolheu RP?

Nathally: A rotina sem rotina, as barreiras desafiadoras e o trabalho – estratégico, tático e operacional – para ultrapassá-las. É uma profissão recompensadora porque busca o que as todas as relações humanas buscam, a proximidade. E assim, alcança tanto o lado de negócios quanto o humano, inundado de percepções e emoções.

Versátil RP: Qual é a área de atuação das Relações Públicas que você vê como mais promissora em curto prazo? Por quê?

Nathally: PR Digital, com certeza. Já conhecemos fatores como o avanço tecnológico e a velocidade da informação, mas também precisamos considerar as mudanças na forma de se relacionar das pessoas e a influência dos nossos pares nos meios digitais. Sabemos que cada integrante do mundo online é um produtor de conteúdo, comunicando-se com milhares de pessoas pela internet. Naturalmente, confiamos mais naquelas pessoas com quem convivemos do que nos discursos “prontos” das organizações.

Percebendo essa mudança de comportamento e de estabelecimento de relações, abrimos espaços para as Relações Públicas no âmbito digital. Se antigamente as marcas se comunicavam com a mídia e controlavam as mensagens, agora, pela primeira vez, conseguem estabelecer um diálogo diretamente com o seu público.

Versátil RP: Agora, brincando de adivinhar o futuro, como você acredita que estará o panorama das Relações Públicas no seu segundo centenário brasileiro?

Nathally: Se hoje a comunicação já é prioridade para o sucesso dos negócios e a arte de se relacionar e estabelecer vínculos já se tornou sua chave principal, então as Relações Públicas, em segundo centenário, prometem um panorama otimista. Acredito que já estaremos naquilo que hoje consideramos o ideal, mas ainda não atingimos com maestria, a comunicação integrada.

Imagino um cenário em que as ferramentas, canais, agentes e processos de comunicação caminhem juntos, orientados por uma estratégia que englobe as diferentes disciplinas de maneira integrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s