Mapeamento do turismo da baixada santista busca participação popular

baixada-santistaTudo começou em uma conversa, que acabou virando uma reunião e hoje já existe um grande projeto, bem fundamentado para região Metropolitana da Baixada Santista, trata-se da Agenda Propositiva do Turismo;

Então o profissional Aristides Faria, consultor e professor de hotelaria, morador de Santos, decidiu diagnosticar as condições do turismo na Baixada Santista. A iniciativa, que também compreende as cidades Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém,  Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente; está mobilizando profissionais da área.

O objetivo é apresentar uma Agenda Propositiva aos deputados eleitos, fundamentada em um raio X da atuação da administração pública do setor na região.

O projeto pretendia reunir informações e evidências atualizadas sobre a administração pública do turismo na região da Baixada Santista; e conseguimos muito mais que isso, um engajamento de grandes profissionais e que pensam na região e querem sua melhoria continua;

O projeto possui três frentes de atuação;

> 1ª fase: Pesquisa de opinião pública via internet (em andamento);

>> 2ª fase: Visitas técnicas aos municípios da região;

>>> 3ª fase: Reuniões técnicas com profissionais do setor (em andamento).

Juntamente com outros especialistas da área, Foram realizadas visitas técnicas a pontos turísticos e postos de informações da Baixada Santista, observando in loco as condições dos locais para recepcionar turistas. Alguns itens analisados são segurança, atendimento, custo, acessibilidade e manutenção. “A maior parte dos atrativos precisa de melhorias para receber o público”, comenta o professor.

O turismo é uma atividade que vive do imaginário, devendo permitir a realização dos “sonhos dos turistas”. A arte do bem servir e receber torna-se, portanto, uma condição essencial.

Sobre a Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista

Projeto que pretende reunir informações e evidências atualizadas sobre a administração pública do turismo na região da Baixada Santista, propondo ações governamentais para dinamizar o setor. Possui três frentes de atuação: pesquisa de opinião pública, visitas técnicas a pontos turísticos e postos de informações e reuniões com profissionais da área. Será publicada no dia 03/10 e encaminhada a deputados eleitos.

Aristides Faria

Especialista em gestão de projetos, consultor e professor na área de turismo, diretor-fundador da RH em Hospitalidade. Autor e coordenador da Agenda Propositiva do Turismo na Baixada Santista, a ser divulgada no dia 03/10 e encaminhada a deputados estaduais eleitos.

—-
Por Cristian Alves
Relações Públicas pelo Universidade Católica de Santos

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s