Sobre o Curso Mídias Sociais de Ponta a Ponta

qssmO Quero Ser Social Media, realizou nos dias 08 e 09 de novembro a sétima edição do curso Mídias Sociais de Ponta a Ponta, evento realizado no Espaço Envolve localizado na Vila Mariana, SP.

Daniele Rodrigues, jornalista de formação, planner e professora de comunicação digital, falou sobre: Estratégias para Social Media: conteúdo e planejamento. Ela iniciou traçando o cenário da comunicação social digital, falou sobre as razões que levam as pessoas para as redes sociais compartilhar ideias e interesses em comum.

Para abordar a questão da mudança de comportamento trazida pelas novas tecnologias Daniele cita o fato dos pontos de táxis estarem diminuindo, pois a existência de aplicativos como o Easy Taxi facilita a vida da população que utiliza o serviço. Fala ainda sobre a tendência do marketing contar  histórias e usou como exemplo o post da Coca-Cola depois do 7×1  do Brasil na Copa do Mundo.

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Explanou mais sobre o assunto e fez uma explicação sobre os canais digitais sociais, dizendo que o que funciona para uma ferramenta pode não funcionar em outra. E logo em seguida fez um breve introdução sobre algumas ferramentas de redes sociais como  Facebook, Twitter, Instagram, entre outros. Sobre blogs, disse que ele pressupõe “personalidade” e é uma plataforma estratégica de relacionamento e amplificação de conteúdos institucionais

Para Daniele, o propósito de comunicação nas redes sociais digitais está divida entre: branded, relacionamento e SAC, social commerce, gestão de crise, real time e content marketing.

As etapas de planejamento para Dani Rodrigues são divididos em: informação, briefing, pesquisa. Deste ponto passa para processo criativo e o final do processo é transformar ideias em negócios. Ela ainda diz que todo planejamento tem que responder uma pergunta.

Logo após a aula de Daniele Rodrigues quem passou a ministrar o curso foi a Liliane Ferrari, jornalista pós-graduada em Filosofia e História da Arte, falando sobre Relacionamento Digital. Sua fala tinha como objetivo falar sobre estratégias de relacionamento digital para marcas nas redes sociais , ou seja, relacionamento entre marcas e pessoas.

Ferrari diz que as marcas querem ser amadas e a melhor forma de se dialogar com o público é a criatividade. O ápice do relacionamento segundo Liliane Ferrari é quando o cliente defende a marca, que o objetivo é ter pessoas advogando pelas marcas. Citou como exemplo a paixão das admiradoras de Melissas, as chamadas “melisseiras”.

Liliane Ferrari | Fonte: QSSM

Liliane Ferrari | Fonte: QSSM

Sobre blogueiros, ela diz que é preciso entender que os mesmos não são atores, celebridades e que para lidar com a mídia é preciso saber lidar com ego, gostos e desgostos, histórico e reputação. Explicitou que nem sempre audiência em um blog é sinal de aprovação, audiência é só número. Ou seja, audiência é diferente que influencia.

Ao fim da apresentação ela deixou alguma dicas do tipo: inspire-se mas não copie, pesquise e tenha sempre bom senso e bom humor.

Em seguida, a RP Mariana Oliveira falou de Monitoramento & Métricas em Mídias Sociais. Primeiro fez explicações sobre monitoramento, detalhando que existe três principais tipos de mídias: a paga, própria e a espontânea e sobre essas mídias ainda acrescentou que elas não estão separadas e que interagem entre si.

Mariana disse que o monitoramento é também uma forma de identificar, prever e evitar uma crise. Para ela existem dois tipos de monitoramento: o reativo/tático e o estratégico. Sobre as ferramentas de monitoramento explicou que existe as que são pagas e as gratuitas, sendo que para fazer um relatório é preciso baixar e isso só é realizável com a ferramenta paga.

Qualquer número que mensura alguma coisa é métrica, afirma Mariana e que mensurar é reduzir incertezas. Falou ainda sobre a diferença entre os KPIs e métrica, já que é bem comum confundirem as funções dos dois. E encerrou dizendo que trabalhar com métrica é um desafio e deixou uma dica, trate o Excel como seu melhor amigo.

Turma do curso. | Fonte: QSSME como a descrição do curso prometia, não teve só teoria, teve um exercício prático para finalizar muito bem esses dois dias de aprendizado, para mim foi muito enriquecedor compartilhar o espaço com jornalistas, publicitário e até uma advogada. De “ponta a ponta” o curso foi satisfatório.

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