066 – RP escreve a sua história com Eduardo Pinheiro Lobo

rp-facebookObviamente que a história de hoje não podia ser outra, in memoriam falaremos de Eduardo Pinheiro Lobo, o patrono das Relações Públicas no Brasil. Nascido na cidade de Penedo, AL em 02 de dezembro de 1876, razão pela qual comemoramos o dia das Relações Públicas no Brasil nessa data. Lobo faleceu em 15 de fevereiro de 1933, vítima de uma moléstia incurável.

Eduardo formou-se em Engenharia na Inglaterra. Quando retornou ao Brasil mudou-se para a cidade de São Paulo onde casou e teve sete filhos. Foi Eduardo Pinheiro Lobo o responsável pela criação do primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil na empresa The São Paulo Tramway Ligth and Power Co. Limited, a Companhia Paulista de Energia Elétrica Ligth, hoje chamada apenas de Eletropaulo. O “Aviso Geral” oficializando a criação do departamento foi publicado em 30 de Janeiro de 1914, esse documento é considerado a certidão de batismo das Relações Públicas no Brasil.

São Paulo, January 30th, 1914.

 

GENERAL NOTICEbib_figura_0044a_1

 

Beginning with February 1st, there will be established in this Company a new department know as “Relações Públicas”, which will have immediate charge of the Company’s business with the State and Municipal authorities, school tickets and such other business as may be hereafter assigned to it.

 

Dr. Eduardo Pinheiro Lobo is hereby appointed Chief of this Department.

 

Yours truly.

 

ASST. GENERAL MANAGER”

Sua missão era mediar o relacionamento conflituoso entre a organização e os clientes de energia elétrica, visto que nessa época o serviço apresentava sérios problemas no fornecimento de energia por conta de uma crise de água na cidade e consequentemente muitas reclamações. Eduardo elaborou um plano de comunicação meticuloso, gerindo e contornando a crise, fornecendo esclarecimentos e estabelecendo relacionamento com a imprensa.

Cem anos depois celebramos com alegria essa data, sem esquecer que ainda temos muito por fazer. Que possamos seguir construindo valor e presença na sociedade. Avante, RP. 😀

Curiosidades e datas:

  • Sua casa virou patrimônio histórico da cidade
  • Há uma rua com seu nome em Penedo
  • Em 1953 a FGV abriu o primeiro curso de RP no Brasil
  • Em 1954 foi fundada a Associação Brasileira de Relações Públicas
  • Em 1967 iniciava o curso de graduação em Relações Públicas na Eca/Usp
  • Em 1967 é sancionada a lei 5.377 que regulamenta a profissão
  • Em 1972 era aprovado o código de ética da profissão
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s