094 – RP escreve a sua história com Bruna Barreto

rp-facebookBruna Barreto, 24 anos, Uberlândia – MG, formada em Publicidade e Propaganda e Bi-titulação em Relações Públicas, trabalha atualmente como social media. Natural de Uberlândia mas morei dos 2 até os 18 anos em Araxá, MG, quando sai para estudar Publicidade e Propaganda em Uberlândia na ESAMC. Acabei conhecendo o curso de Relações Públicas e me apaixonando na área, sendo a minha segunda formação. Conclui o MBA em Comunicação com o Mercado e hoje trabalho como social media.

VRP: Por que escolheu estudar Relações Públicas?

Quando fui fazer o vestibular, escolhi prestar Publicidade e Propaganda. Na época não conhecia muito sobre o curso de Relações Públicas. Durante a graduação, a minha turma fazia o eixo comum com a turma de Relações Públicas e Design, depois de dois anos as turmas se dividiam e cada uma ia para a sua “área”. Na época escolhi fazer como matérias eletivas as de Relações Públicas e acabei me apaixonando pelo curso e bi-titulando nas duas profissões.

VRP: Como enxerga o cenário brasileiro das relações públicas? 

Acredito que a profissão está se tornando mais valorizada porque as pessoas estão conscientizando de sua importância e dos benefícios que traz, mas ainda há muito o que melhorar.bruna

VRP: Qual ou quais as pessoas que te inspiram a ser Relações Públicas?

Minha professora de Relações Públicas Adriana Sousa e minha amiga Muriel Marques. Quando fiz as matérias eletivas, teve um período em que era apenas eu e Muriel na aula, praticamente uma aula particular.

VRP: Comemoramos em 2014 os 100 anos das Relações Públicas no Brasil, para você, a profissão é valorizada como deveria? 

Ainda não, mas acredito que está no caminho certo de se tornar valorizada.

VRP: O que você vê como a maior contribuição da profissão para o país, durante todo este período de cem anos?

A conscientização do quanto é importante o bom relacionamento entre a organização e os seus públicos.

VRP: Sabemos que o eixo Sudeste ainda concentra a maioria dos profissionais de área, bem como a maioria das vagas de trabalho oferecidas. Qual seria a maior dificuldade, em sua opinião, para a expansão nacional da área e das oportunidades de emprego?

Acredito que muitas pessoas ainda não entendem direito o que a profissão faz e confundem com outras áreas da comunicação, como o profissional de Publicidade e Propaganda. Acho que falta uma maior confiança e oportunidade por parte das empresas.

VRP: Qual é a área de atuação das Relações Públicas que você vê como mais promissora em curto prazo? Por quê?

A de comunicação interna, porque é indispensável que o colaborador trabalhe em um ambiente motivador, que se sinta valorizado e querido. Sua produtividade aumentará e trará lucros para a instituição.

VRP: Há quanto tempo faz parte do projeto do blog Versátil RP? Quais foram suas experiência mais significantes?

Sou colaborada do blog desde maio de 2013. A experiência mais significante é falar para alguém que faço parte do blog e a pessoa falar que conhece, que gosta do conteúdo.

VRP: Como vê o forte movimento de blogs/páginas/grupos sobre a temática relações públicas no país? Quais os benefícios podem surgi daí?

Acredito que o principal benefício é tornar a profissão conhecida e promover debates saudáveis que valorizem a profissão e tragam benefícios para os profissionais.

VRP: Qual publicação de sua autoria é sua preferida? Por que?

O texto que fiz para o blog, “Saímos do Facebook”. Tenho um carinho especial por ele por ter sido o meu primeiro trabalho, afinal, o “primeiro a gente nunca esquece”.

VRP: Agora, brincando de adivinhar o futuro, como você acredita que estará o panorama das Relações Públicas no seu segundo centenário brasileiro?

Acredito que será reconhecida e valorizada como merece.

VRP: Qual mensagem gostaria de deixar para os estudantes e recém formados? 

Ser Relações Públicas é algo muito prazeroso, porém requer estudos, dedicação e disciplina, mas no final todo esforço vale a pena! Gostar do que faz é o primeiro passo para ser bem sucedido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s