Intercâmbio Versátil – Eric Nogare e a Comic Con Experience

Antes de iniciar a leitura de mais um texto VersátilRP, gostaríamos de um minuto da sua atenção. Como foi apresentado no texto “Olá 2015, vamos trabalhar?”, fizemos divisões de grupos de trabalho falando sobre diversos temas. Hoje, vamos iniciar as atividades do grupo de Relacionamento, composto por cinco colaboradores VRP: Daiane Almeida, Diego Galofero, Eric Nogare, Lidia Wagner e Tuane Nicola.

10947350_933605489984854_4249186980319954451_n

 

Como primeiro projeto, temos o prazer de iniciar o Intercâmbio Versátil, onde teremos, uma vez por mês, um profissional que compartilhará sua visão e opinião sobre comunicação e as Relações Públicas. Convidamos você a buscar um bom café e fazer esse intercâmbio de ideias com o nosso primeiro colunista, Eric Nogare.

Boa leitura!

Para estrear o Intercâmbio Versátil, decidi escrever sobre o maior e mais novo evento de cultura Pop que esse país já viu, a Comic Con Experience (CCXP).

CCXPlogoPara você que não conhece…

…a Comic Con é um evento mundial que aborda assuntos geeks como cinema, séries, histórias em quadrinhos e games, tendo várias edições espalhadas por todo o globo. A mais famosa delas é a Comic Con International: San Diego, a qual foi inaugurada em 1970 por um grupo de fãs de filmes, quadrinhos e ficção científica. Enquanto a primeira edição teve apenas 100 participantes, hoje, na edição mais recente (2014), o evento chegou na casa dos 130 mil. Ao todo, o evento de San Diego já atendeu cerca de um milhão, oitocentas e quarenta mil pessoas.

Como vou escrever sobre um evento, gostaria de lembrar que Teobaldo de Andrade, o pai das Relações Públicas no Brasil, costumava dizer que o público é a matéria prima da nossa profissão. Seja com objetivo comercial ou até mesmo um sonho de trazer determinado evento ao Brasil, os RPs e profissionais que atuam em eventos devem planejar suas atrações visando os interesses e experiência desse público. O que é bastante interessante, pois a Comic Con tem a experiência como mote.

A primeira CCXP foi realizada de 4 a 7 de dezembro de 2014. Empresas como a Disney, Fox, Warner Bros, 20th Century Fox, Netflix, Sony Pictures, Bandai, HP, Iron Studios, entre outras, participaram do evento com estandes gigantescos, onde mostravam suas principais atrações, como filmes, quadrinhos e action figures (bonecos de ação). A Disney, por exemplo, trouxe itens originais do filme Os Vingadores: A Era de Ultron.

IMG_5966

Quero ressaltar algumas atrações que me chamaram atenção devido a proposta de interatividade com o público geek/nerd. Seja através da possibilidade de se sentir um Rei ou uma Rainha no trono da série Game of Thrones, de atirar num zumbi com uma arma paintball no estande de The Walking Dead, sentar no sofá da série Friends ou até mesmo conhecer a sala de Os Simpsons, o objetivo de muitos expositores era conquistar o público por meio da interação com suas atrações, focando muito mais na experiência do que apenas entregar um panfleto sobre sua organização e/ou exibir um vídeo de apresentação do que está por vir.

Fonte Gustavo Gusmão-INFO - Abril

Fonte: Gustavo Gusmão-INFO – Abril

Eventos desse tipo são importantíssimos para fazer com que clientes criem expectativa sobre um determinado produto/serviço que está por vir e que, principalmente, saiam satisfeitos com aquilo que viram. Na CCXP, vi um ambiente onde você cruzava com pessoas fantasiadas de personagens (cosplays) que você cresceu assistindo/lendo e empresas que trouxeram atores protagonistas de séries e filmes que você é fã, além de objetos originais desses filmes. O que foi bacana é que, por mais que nem todas as ações fossem “palpáveis”, sempre havia algum background ou estátua onde você podia tirar uma foto e publicar nas redes sociais.

IMG_6080

Foram realizados diversos painéis no evento, com atrações dos grandes estúdios e Blogs de tema nerd. Os organizadores também conseguiram trazer duas pré estréias ao evento, a animação Big Hero 6 da Disney e a primeira exibição nacional de O Hobbit 3: a Batalha dos Cinco Exércitos.

Também aconteceu a CCXP Business Sumit, uma oportunidade para participar de palestras com mais de 200 líderes, executivos, criadores e Youtubers, com a proposta de discutir tendências, soluções e oportunidades para o crescimento e profissionalização do mercado de entretenimento (cinema, quadrinhos, games etc) no Brasil.

A CCXP, com a hashtag #VaiSerÉpico, foi um sucesso, recebendo cerca de 100 mil visitantes. Não por menos, ela já é considerada o maior evento em primeira edição do país. Os próprios organizadores, responsáveis pelo site Omelete, disseram em suas divulgações pós-evento, que alguns dos expositores chegaram a vender mais produtos do que o mês de novembro inteiro, que incluía a Black Friday. Mais uma prova de que existe mercado para esse tipo de evento no país e que as empresas, principalmente estúdios de outros países, souberam como se portar diante do público brasileiro.

Fica a expectativa para as experiências que o evento de 2015, que já está com data agendada de 3 a 6 de dezembro de 2015, irá trazer!

Nos vemos lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s