Conhecendo o mundo da Pós Graduação

ESCOLHA

Por Diego Galofero , Roberta Attene  e Tico Marcondes

Sempre bom darmos um passo a mais da graduação, dando continuidade ao desenvolvimento acadêmico, gerando frutos financeiros, qualificação profissional e conhecimento .

Pensando nisso, o Versátil RP traz por meio do GT Acadêmico, um olhar geral sobre as possibilidades de cursos de pós-graduação, para te ajudar a decidir a próxima etapa da sua vida.

Antigamente, ao fazer uma graduação (ou melhor, até um técnico) já o diferenciava do mercado. Nos dias atuais, tudo mudou, graduação tornou-se elemento base para começar uma carreira e, cada dia que passa, mais fatores tornam-se elementos de diferenciação. Segundo reportagem da Folha de São Paulo de 31 de janeiro de 2015, “exceto em carreiras tradicionais e de difícil acesso como as engenharias, a medicina e a odontologia, os formados têm 50% ou menos de chance de trabalhar nas áreas em que graduaram […] Em 2013, cerca de 30% das pessoas com educação superior no país trabalhavam em atividades técnicas, administrativas e comerciais de nível médio”.

Para se diferenciar no mercado e alcançar cargos maiores, a demanda por cursos de pós-graduação tornaram-se maiores. Segundo o Relatório do IBGE, em 2013, 387 mil pessoas estão cursando alguma pós-graduação. sendo, segundo o Ministério da Educação, em 2012, a média de 80 mil pessoas nos cursos de doutorado, 110 mil em mestrados acadêmicos, 14 mil em mestrados profissionais e mais de 180 mil entre MBAs e especializações profissionais.

MUNDO DA POS

Primeira etapa

Definindo o perfil de pós graduação ideal para você e seu momento de vida

Especialização Lato Sensu

Com a duração média entre 12 e 18 meses, a especialização Lato Sensu, tem o perfil para quem quer compreender áreas que complementem o conhecimento adquirido no curso de graduação, com enfoque nas técnicas e habilidades para desenvolvimento no dia-a-dia do trabalho, não possui o status de mercado. Analise na estrutura do curso, se a graduação em que se formou, está entre os cursos habilitados a realização da pós. Os cursos de especialização não são avaliados pelo Capes, cada Instituição de Ensino definirá seus critérios. O processo seletivo está muito relacionado a análise de currículo e, em algumas instituições, à uma prova seletiva, com base em leituras sugeridas e temas atuais.

MBA – Master Business Administration

O grande diferencial do MBA é o enfoque para a área de negócios. Com duração de 18 meses, é ideal para aqueles que buscam desenvolvimento na liderança de pessoas e negócios e, por isso, indica-se para profissionais que já possuem experiência de trabalho em cargos mais elevados. As principais áreas relacionadas ao curso é gestão, marketing e negócios. O processo seletivo é definido, principalmente, com base no grau de experiência e posição profissional.

Mestrado profissional

O mestrado profissional é uma nova modalidade de curso pensada para aqueles profissionais que buscam cursos que permita a facilidade de transitar tanto na área acadêmica como de mercado. Possui a duração de 24 meses (2 anos), sendo avaliados pela Capes, recebendo o diploma e certificado de mestre. O principio base é acompanhar as tendências de mercado, propondo práticas de negócios. Se você tem dúvidas sobre qual área (mercado ou academia) gosta mais, vale dar uma pesquisada nesta pós, que compreende as áreas de administração, ensino e interdisciplinares.

Mestrado Acadêmico

Indicado para aqueles que buscam especificamente a área acadêmica, o mestrado tradicional é considerado a etapa inicial para o aprofundamento na área da pesquisa. São avaliados pela Capes, com notas de 1 a 7 (sendo 6 e 7 níveis de excelência). Podendo atuar como pesquisador, consultor e professor universitário, num prazo de 24 meses (2 anos) receberá o diploma e título de mestre. O processo seletivo é anual, definido a partir da escolha do programa de pós e curso escolhido, proficiência em língua estrangeira, com uma prova inicial dissertativa sobre assuntos que envolvem a área e atualidades, análise do currículo Lattes, análise do histórico escolar da graduação, entrevista com o candidato e análise do projeto de estudo.

 

Etapa 2

Presencial ou a distância

Definido o perfil de pós graduação que mais se assemelha a você, a segunda etapa é escolher entre a pós graduação presencial ou a distância, ambos disponível a todos os perfis de pós graduação, até doutorado.

Para quem tem pouco tempo, necessita de uma maior flexibilidade de tempo e locomoção, a educação a distância torna-se interessante. O importante é o aluno saber moldar-se ao modelo de estudo, pois exige do desenvolvimento e cobrança individual. Normalmente, os cursos a distância são dividos em duas modalidades, as aulas transmitidas por teleconferência ao vivo e as atividades online, que devem ser realizadas no prazo estipulado. Interessante saber que, em se tratando de certificado o módulo a distância tem o mesmo modelo do presencial, portanto não há diferença na certificação, apenas no molde de aprendizado. Outro ponto interessante, é quantidade de cursos a distância, que, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância são mais de 900 cursos de pós graduação a distância autorizados pelo MEC. E, claro, o grande destaque é o valor cobrado nos cursos a distância, segundo a Folha de S.Paulo, os cursos a distância custam de 20% a 40% menos que uma pós presencial.

O presencial tem seus grandes diferenciais, primeiramente, a interação com os demais colegas e professores, como ponte para ampliação de contatos e vínculos, maior interação e discussão na aula, e ainda considerado como a melhor forma de aprendizado.


Etapa 3

Escolher a instituição de ensino

 

Para escolha da instituição de ensino tem que ter em mente que é importante escolher qual o seu perfil, preferência e onde deseja atuar. Esta compreensão, lhe ajudará a definir a instituição de ensino que mais tem a ver com você. Busque entender o perfil das instituições, algumas direcionam seus cursos mais para o mercado e outras para a academia, algumas mais humanistas outras mais abrangentes.

Para melhor definição, pesquise a instituição, a grade do curso, a metodologia, converse com alunos e ex-alunos, visite a instituição.

Para realmente se destacar no mercado

Não é a pressa em fazer uma pós que será a solução para o alcance de seus objetivos. A grande indicação é atuar no mercado, conhecer os campos de trabalho, seu perfil profissional e objetivos de atuação e, diante do cenário, definir qual a melhor linha de pós graduação, modelo de estudo, curso e, até a instituição.

A pós graduação vale efetivamente quando o profissional busca nela o conhecimento além do aprendido na graduação, ou quando sua formação foi em uma instituição sem renome.

Vale considerar que as especializações, MBAs e mestrados profissionais considerados bons, são aqueles que contam com professores atuantes no mercado de trabalho.

Para concorrer no mercado de trabalho, os recrutadores não avaliam apenas a formação acadêmica, mas a experiência profissional, saber executar faz grande diferença. Um dos pontos que tem se mostrado interessante na busca de vagas de emprego, é a indicação dos alunos por parte dos professores, demais alunos e instituições de educação, que criam convênio com as empresas.

Segundo, a Folha de São Paulo, no levantamento realizado pela Employer, os profissionais com pós graduação, “ganham, em média, 33,5% mais do que os trabalhadores que têm apenas curso superior”. Mas, para conseguir um aumento efetivo, a essência é alocar o aprendizado na prática vivida na realidade de mercado, com a capacidade de resolver problemas, integrando o técnico e prático.

Comente, apoie, construa.

Conte sua experiência com pós graduação e compartilhe conosco.


Referências Bibliográficas

ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em <www.abed.org.br/>. Acesso realizado em 30 de Janeiro de 2015.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <www.ibge.gov.br/>. Acesso realizado em 28 de Janeiro de 2015.

FOLHA DE SAO PAULO, Caderno Especial Pós Graduação. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 de Janeiro de 2015, caderno completo.

MEC, Ministério da Educação. Disponível em: <www.mec.gov.br/> . Acesso realizado em 30 de Janeiro de 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s