Apuração do desfile de Social Media no Carnaval 2015!

Os foliões de Social Media do blog VRP além de pular carnaval, trabalharam muito para trazer novidades para vocês a respeito do que as marcas andaram aprontando durante a folia nas redes sociais! E não, não estamos falando da saia justa enfrentada pela Skol em sua ação carnavalesca, nem da campanha modificada que a marca fez depois da chuva de críticas online que recebeu, porque nós sabemos que isso você já acompanhou! Prometemos também não ir ao clichê das demais marcas de cerveja, pois suas ações são bem conhecidas do público, tanto no cenário on, quanto off.

Resolvemos então, monitorar marcas conhecidas nem tão conhecidas do público pelas ações de carnaval, com duas exceções! Para escolher quem estaria sob a mira dos jurados do bloco VRP, levamos em conta o segmento de atuação. Partindo desse pressuposto, chegamos às redes sociais da Coca-Cola, Facebook, Ivete Sangalo, Mary Kay, Microsoft, Prefeitura Municipal de São Paulo e SBT.

E vamos a apuração dos resultados:

Fonte: Fan Page Coca-Cola

Fonte: Fan Page Coca-Cola

A Coca-Cola aproveitou o momento para consagrar que todo mundo, independente de samba no pé e abadá no corpo, tem a sua maneira de brincar o carnaval. Com postagens muito bem humoradas, a marca atingiu desde o público que foge da folia até quem passa o carnaval desfilando no videogame.

A interatividade e o engajamento mereciam Stantard de Ouro, pena que o bloco do “nome na latinha” se sobrepunha a qualquer postagem feita pela Coca-Cola, o que foi encarado pela marca com naturalidade e até foi mote, para uma das últimas postagens carnavalescas. No quesito democracia, nota 10!

O Facebook por sua vez, foi um folião um tanto quanto modesto, mas inovador! A rede social lançou um “pacote de emotions carnavalesco”, que caiu nas graças do público e “zé fini”, pois a marca abordou brevemente a folia em suas postagens, com o compartilhamento da ação promovida por Ivete Sangalo no Instagram e a chamada para a ação #MEUCORAÇÃOÉSEU promovido pela cantora Claudia Leitte. Nota 9,0 no quesito animação e 10,0 para a inovação!

Fonte: Fan Page Facebook

Fonte: Fan Page Facebook.

Falando da Veveta, sua Fan Page entrou no ritmo de carnaval com o pé direito, contabilizando entre os dias 12 e 16 de Fevereiro, 34 postagens! As imagens e os vídeos publicados demonstravam a intenção de dar aos fãs da cantora, a cobertura completa de Ivete no Carnaval. As postagens variavam entre seu figurino aos melhores momentos de Ivete nas avenidas de Salvador. A cobertura via Face agradou aos seguidores, pois o engajamento se manteve alto em todos os dias de folia.

Porém, os destaques do desfile de Ivete no Facebook, foram as campanhas #InstaIvete e #CarnavalcomIvete. Era só postar uma selfie de cara metade (#InstaIvete) ou uma foto com fantasia (#CarnavalcomIvete) no Instagram, marcar a hashtag respectiva a cada campanha e a foto apareceria no telão do trio. A equipe de Veveta não só arrasou no trio elétrico, mas encantou aos foliões online, unanimidade de notas 10!

Fonte: Fan Page Ivete Sangalo.

Fonte: Fan Page Ivete Sangalo.

Toda trabalhada no glamour a Mary Kay Brasil, realizou em média, duas postagens por dia. Contudo, as postagens só começaram a aderir à temática do Carnaval já durante a folia. O vídeo de Camila Coutinho publicado no dia 14 recebeu nota 10 dos seguidores, registrando o maior engajamento da página durante a folia.

Fonte: Fan Page Mary Kay Brasil.

Fonte: Fan Page Mary Kay Brasil.

A temática do Carnaval poderia ter sido abordada desde o dia 12/02, afinal é o dia no qual em muitas cidades do Brasil o Carnaval já é comemorado. Em geral, as postagens durante esse período davam dicas de produtos Mary Kay para um make ideal, porém a linguagem e as imagens das postagens com a temática do Carnaval eram mais divertidas e atraentes. As postagens carnavalescas mantiveram a média de curtidas das outras postagens, demonstrando assim, a aceitação dos seguidores da FanPage. Nota 9,0 para evolução e 10,0 no quesito beleza pura!

Já a Microsoft preferiu pular o Carnaval no bloco dos mineirinhos, pois suas ações foram discretas, sempre remetendo ao conteúdo da marca. Apesar de terem engajado pouco, se comparado com as publicações normais, uma coisa há de se concordar: criatividade para essas associações não faltaram! Do Pacote Office até o One Drive ganhou espaço nas publicações carnavalescas da marca. Talvez o engajamento não foi apoteótico, pois o público não está tão habituado à uma marca tecnológica brincando de foliã. Discordâncias à parte, os jurados deram 9,0 para o quesito animação!

Fonte: Fan Page Microsoft Brasil.

Fonte: Fan Page Microsoft Brasil.

Mandando a discrição pra longe, a Prefeitura de Sampa abraçou a data e quis fazer da Fan Page, uma central informacional e de divulgação. As publicações, basicamente, foram destinadas para informações e serviços para o público que preferiu passar a folia na cidade. As informações importantes foram as programações dos blocos de carnaval, todos distribuídos na zona oeste e no centro de São Paulo. Conteúdo este, bem aceito pelo público. Nota 10 no quesito, utilidade pública!

Fonte: Fan Page Prefeitura Municipal de S.Paulo.

Fonte: Fan Page Prefeitura Municipal de S.Paulo.

Por fim, a emissora de Silvio Santos marcou presença no carnaval baiano. No SBT Folia tivemos várias imagens dos artistas da casa durante o período do carnaval. Após os desfiles a emissora publicava as fotos mais comentadas pelo público, com artistas de outros canais. Os figurinos das musas do carnaval foram as publicações mais comentadas e curtidas. Quem ficou em alta foi a estrela do SBT, a apresentadora Eliana.

Fonte: Francisco Cepeda/AG News.

Fonte: Francisco Cepeda/AG News.

A ala dos vídeos também causaram frisson. A risada mais engraçada da telespectadora que estava na plateia ocorreu no programa Silvio Santos e ficou em evidência nos dias de festa, com mais de 221 mil curtidas, 217 mil compartilhamentos e 43 mil comentários (clique aqui para ver o vídeo). Já na Bahia a apresentação do ator e cantor Tiago Abravanel, no Expresso 222, também teve o seu destaque. E como não poderia faltar, o programa The Noite com Danilo Gentili, fez a sua vinheta de carnaval com a “Jubeleza” – esse vídeo obteve mais de 34 mil curtidas, 5 mil compartilhamentos e mais de 1 mil comentários. Só elogios para a performance da bela. Nos quesitos animação, harmonia e evolução, o SBT levou todos os 10 possíveis do público!

O que notamos aqui de cada marca foi um trabalho de muita criatividade, cada qual à sua maneira, que só nos fez surpreender e com certeza, surpreender o público também! Ano que vem, temos a certeza que a audiência vai esperar um conteúdo ainda melhor, e os responsáveis pelas redes sociais terão trabalho dobrado pra manter a evolução de conteúdo durante a folia!

Sendo assim, quando é o Carnaval de 2016 mesmo?

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