Intercâmbio Versátil com Daniela Giuntini

Intercâmbio Versátil DG- logoHoje, o projeto Intercâmbio Versátil tem o prazer de ter como colunista Daniela Giuntini -Head da Fundamento Digital, agência especializada em comunicação corporativa digital, com diversos clientes na área de comunicação com blogueiros (PR 2.0). Ela divide com a gente um texto muito bacana a cerca do universo muito importante composto pelos blogueiros e como eles são importantes para a estratégia de comunicação da sua marca. É muita informação boa e que você vai gostar de saber, por isso, passamos a palavra à Daniela! 🙂

Blogueiros e as Estratégias de Comunicação

Opiniões de “gente como a gente” com o poder de influenciar multidões na web. Assim pode ser definido um dos públicos de formadores de opiniões que mais cresce nos últimos anos: os blogueiros. Pessoas comuns que escrevem sobre o que gostam e obtêm sucesso com isso, captando leitores e seguidores por onde passam. Segundo dados do WordPress1, mais de 409 milhões de pessoas no mundo todo leem as mais de 19,7 bilhões de páginas criadas em seus sistemas todos os meses. Também de acordo com a empresa, seus usuários produzem, a cada 30 dias, aproximadamente 48,7 milhões de novos posts que recebem cerca de 63,4 milhões de comentários. Isso sem contar outras plataformas de igual sucesso, como o Blogger, o Tumblr, o microblog Twitter ou os vlogs2 do YouTube, cada vez mais populares.

Se sua força é um fato, a forma como as empresas devem abordar este público ainda gera muitas dúvidas. Com o poder de influência dos blogueiros, obtido graças a seus números de seguidores e credibilidade conquistada, é bem clara a relevância destes influenciadores em uma estratégia de comunicação. Para marcas de consumo, a importância deles é ainda maior. Para empresas B2B que falam sobre sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo ou com o público universitário, são igualmente indispensáveis. Caso não se enquadre em nenhuma das duas hipóteses, o caso deve ser analisado. O fato é que nunca devemos riscá-los imediatamente de nossos mapas de públicos.

 

Fonte: Zoonar/ranczandras (royalty free).

Fonte: Zoonar/ranczandras (royalty free).

Um exemplo da força dos blogueiros nas estratégias de comunicação vem direto da Casa Branca. No início deste ano (2015), ela convidou três vlogueiros para entrevistar Barack Obama. Muito mais do que um gesto simpático ou inovador da equipe de comunicação do homem mais poderoso do planeta, trata-se de uma estratégia extremamente relevante do ponto de vista de audiência: ao mesmo tempo em que coloca o poder público diante de “pessoas comuns” (que não são jornalistas ou celebridades), leva suas mensagens para quem segue estes entrevistadores, cujos canais no YouTube juntos superam 15 milhões de assinantes. Resultado: o vídeo com o papo entre Obama e os vlogueiros já tem mais de 3,2 milhões de visualizações. A segunda maior audiência no YouTube da Casa Branca durante o mesmo mês é de 1,679 milhão – mais de 50% menor do que o vídeo da entrevista.

No entanto, se tamanha força não pode ser ignorada, deve ser cuidadosamente gerenciada: questões delicadas com blogueiros podem criar situações que vão do embaraçoso a grandes crises; e a internet está cheia de exemplos que não me deixam mentir. Apesar de os blogs também oferecerem “publiposts”, uma peça de publicidade bastante utilizada hoje em dia, o relacionamento com blogueiros no geral deve ser feito por profissionais que conheçam profundamente os objetivos e estratégias de comunicação da empresa. É indispensável que se saiba conversar com este público; transmitir as mensagens-chave; e, também, evitar e gerenciar crises, pois, com uma audiência tão poderosa, as chances de problemas acontecerem e reverberarem são iguais as de outros públicos influenciadores, como imprensa e associações de classe, por exemplo. Além das crises, saber distinguir o melhor ângulo de um produto ou serviço para cada blogueiro é essencial para aproveitar todo o potencial que este público oferece a nós, profissionais de RP.

Em resumo, uma boa estratégia de comunicação com blogueiros começa com o estudo deste público, passa por análise de sinergia com a mensagem que a empresa deseja passar, traça e planeja os pontos de atenção e conta com profissionais especializados para passar a mensagem de forma certeira. Com as mudanças diárias no mercado de veículos de comunicação, o novo profissional de RP deve considerar os blogueiros em todas as estratégias – seja para aproveitar suas oportunidades, seja para gerenciar suas crises potenciais.

1 Fonte: http://wordpress.com/activity/
2 Vlogueiros são pessoas cujos posts dos blogs estão em vídeo (chamados de vlogs). Geralmente, seus vlogs ficam hospedados diretamente no YouTube.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Intercâmbio Versátil com Daniela Giuntini

    • Ficamos felizes que tenha gostado deste texto Larissa, em breve haverá mais “Intercâmbio”, quem sabe você não possa ser nossa colunista por um dia também?

      Sucesso para você e seu canal do YouTube, “Diário de uma estudante de Relações Públicas!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s