De onde vem a inspiração?

57a7c14fb248770eaf4a74f95a1169f8

Fonte da imagem: http://goo.gl/2gCStw

Em tempos de tamanha conectividade e enxurrada de informações, está cada vez mais difícil ter foco para criar. Quem nunca se deparou frente a uma página em branco do word, em busca de inspiração, que atire a primeira pedra. O fato é que ela é um aliado no trabalho de profissionais, e de nós RPs, precisa ser um braço direito na construção de planejamentos, ações estratégicas, textos, releases, eventos, mídias sociais e tantas outras funções.

Parece algo simples, mas na verdade cada um tem uma maneira de exercitá-la. Há quem goste de barulho para se concentrar, há quem precise ficar isolado em uma bolha, há quem passe a comer muito, outros a tomar café. A busca pela concentração, criatividadeinspiração é um exercício diário, que está atrelado a muitos fatores a nossa volta e principalmente como nos relacionamos a essas coisas.

A inspiração pode estar ligada à nossa personalidade, bem-estar, humor, a nossa bagagem acumulada…de livros, filmes, revistas, leituras, músicas, experiências, conhecimentos, exercícios, pessoas que nos rodeiam. Eu acredito que de certa maneira, a inspiração e as novas ideias surgem principalmente quando você está fazendo o que realmente gosta.

O certo é: não adiantar forçar, quanto mais você se obriga a ter que fazer uma coisa, menos produtiva ela é. Dê um tempo, uma volta, faça um alongamento. Depois volte. A inspiração pode vir nas horas mais improváveis, por isso, é imporante ter sempre um papel e caneta por perto.

A conclusão de um estudo surpreendeu àqueles que acreditavam que os extrovertidos eram os mais inspirados para criar. Mihaly Csikszentmihalyi (o grande psicólogo da felicidade) comprovou que os adolescentes que não aguentam a solidão são incapazes de desenvolver seu talento criativo, ou seja, a solidão é fundamental para a criatividade, e temos bons exemplos disso:

“Darwin fazia longas caminhadas pelo bosque e recusava enfaticamente convites para festas. Steve Wozniak inventou o primeiro computador Apple sentado sozinho em um cubículo na Hewlett Packard, onde então trabalhava. Solidão é importante. Para algumas pessoas, inclusive, é o ar que respiram.” 

– Susan Cain, autora do livro Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking

 A solidão, então, passa a significar se abrir ao pensamento próprio e original. Outro fator importante é o ambiente que você se encontra para produzir, pois também influencia na sua concentração, inspiração e rendimento, cuide bem da iluminação, ventilação, circulação, cores e sons do local.

Agora, se você é daqueles que tem a ideia de que as pessoas nascem com o dom da criatividade, também está enganado. A criativade é uma habilidade humana, todos têm, e isso foi comprovado cientificamente, para liberar a criatividade, você precisa simplesmente: relaxar.

Para mim, o que mais me inspira são as coisas e pessoas que amo, as músicas que escuto e os projetos e sonhos que me motivam. E você? O que te inspira?

Ps.: Este é meu último post como colaboradora do Versátil RP, um projeto que me trouxe, e leva aos RPs, muito conhecimento e principalmente inspiração através das pessoas que o constróem e das ideias que divulgam. Obrigada por tudo! Sucesso a todos!

Fontes:

http://www.tudointeressante.com.br/2014/05/21-coisas-que-as-pessoas-criativas-fazem-diferente-das-outras-se-voce-e-criativo-entendera-a-maioria.html

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/29/ciencia/1422546931_773159.html

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/02/pensamento-divergente-improviso-e-insight-definem-criatividade.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s