Gestão de Humor no Ambiente de Trabalho

LV350700_AImagina só que louco se na empresa que você trabalha o bom humor seja um imperativo e não uma exceção? imagina que dá hora você como gestor, instituir um comitê de bom humor para seus colaboradores?  E quando se fala em bom humor, não quer dizer que o ambiente de trabalho vire um festival de stand up comedy. Pelo menos é isso que Marcelo Pinto apresenta no livro que tem o seguinte título: O Método S.M.I.L.E – Para Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho.

O autor do livro é conhecido como Doutor Risadinha (veja só que bacana), apelido que ganhou em trabalhos como voluntários em hospitais. O cara ministra palestras pelo Brasil mostrando os benefícios que o riso e o bom humor tem no ambiente de trabalho. Segundo Marcelo, a prática do bom humor reduz e muito a taxa de assédio moral nas empresas.

O Gelotólogo (estudioso do riso e do bom humor), Marcelo, promete em seu livro, apresentar dicas práticas e explicar como usar o bom humor em diversas funções, sendo elas administrativas, operacionais e gerenciais.  O humor é democrático, pode ser utilizado por qualquer pessoa e segundo o autor se em alguma vez você sorriu, você está apto a desenvolver a competência do bom humor.

Para Marcelo as empresas estão dando uma atenção especial à competência do bom humor, pois esta melhora o clima interno agregando pessoas e equipes (veja só que RP esse item), e diminui as despesas médicas e o absenteísmo, pois para ele, pessoa bem humoradas e otimistas adoecem menos.

Sobre a Gestão do Humor, Marcelo Pinto diz:

“Para inserção da diversão responsável na empresa, desde que usada com equilíbrio e bom senso, pode se tornar uma potente ferramenta para melhorar produtividade, rentabilidade, criatividade, clima interno e inter-relacionamento dos colaboradores.”

Marcelo Pinto escolheu um acróstico em inglês para explicar o método desenvolvido por ele, sendo:

S = Sorria

M = Mude de Atitude

I = Identifique Oportunidades

L = Lidere Positivamente

E = Envolva e Execute

Não vou resumir o livro aqui, é legal você adquirir um exemplar para entender como o autor coloca a importância do bom humor no ambiente de trabalho e acredito que para nós RPs, essa possibilidade de gestão é muito interessante, tendo em vista que a matéria prima do bom humor é o riso. Essa é a dica de hoje do Galofero, vamos sorrir mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s