Intercâmbio Versátil com Ana Carvalho

Intercâmbio Versátil Ana CarvalhoHoje o Intercâmbio Versátil, tem o prazer de ceder espaço para os conhecimentos e as ideias de Ana Carvalho, nossa colega de blog do Fala Mais, RP! Segundo ela mesma, “Apaixonada por Relações Públicas, tem certeza que fez a escolha certa para sua vida. Formada pela UFRGS, tem um carinho especial por Comunicação Digital, Design e Gestão Cultural. Em 2014, co-fundou o projeto Fala Mais,RP! com o intuito de conectar profissionais da área no Rio Grande do Sul,
através da interação e troca de experiências.” Sem maiores delongas, confiram o que ela partilhou conosco 😉

Algumas coisas que aprendi ao iniciar um projeto de Relações Públicas.

Prazer, meu nome é Ana, tenho 26 anos e fundei um projeto pró-Relações Públicas em parceria com uma amiga, em agosto de 2014. Não parece muito tempo, mas o conhecimento que adquiri nesse pequeno período valeu tanto quanto (e até mais) do que semestres de estudo na faculdade. Isso aconteceu porque tem coisas que só a prática te ensina:

– Aprendi que tenho talento para coisas que nem coisas que nem imaginava.

A partir do momento que você faz parte de uma pequena equipe que precisa gerir um grande projeto, você terá que realizar diversas tarefas que nunca havia feito.

Precisei aprender a lidar com plano de negócios, gestão de pessoas, finanças, RH, até mesmo sobre a nossa legislação, entre outras coisas. Quando na minha vida pensei que precisaria estudar tanto sobre assuntos tão diferentes?

– Aprendi o que gosto e o que não gosto.

Com esse turbilhão de coisas novas, acabei tendo boas surpresas. De repente, não me pareceu tão difícil organizar uma planilha de gastos. Nunca havia reparado como é prazeroso editar um vídeo. Nem sonhava que um dia seria capaz de criar uma identidade visual realmente bacana para uma marca.

– Aprendi que tem que ser feito mesmo assim.

Mas nem tudo na vida são rosas. Nunca tive apreço pelos números, mas não poderíamos deixar as contas do projeto ao leo. Não sou fã de organizar tabelas, mas não podemos ficar sem um cronograma de atividades ou sem um check list para os eventos. Lidar com gráficas na maioria das vezes dá muita dor de cabeça, mas nossos eventos não poderiam ficar sem material.

Para ter sucesso em um projeto, cada detalhe é importante. E você vai ter que fazer sim, tarefas que não gosta – porque se elas não forem realizadas, o planejamento fica incompleto e, portanto, insatisfatório.

– Aprendi o valor do tempo e do trabalho em equipe.

Percebi que o tempo é valioso e que sem uma equipe bem estruturada não chegaríamos a lugar nenhum. Entendi aquela máxima que diz: ninguém vai longe sozinho.  Antes éramos duas, depois três, hoje somos seis pessoas colaborando com o projeto.

Com o tempo e a convivência, entendemos a personalidade de cada um. Aprendemos a respeitar que cada colaborador tem seu ritmo, seus pontos fortes e fracos.  Esse entendimento mútuo entre a equipe é muito importante para que o trabalho flua de forma orgânica. Quando você se dá conta, o trabalho que era x, virou x + 10. Sinal de avanço.

– Aprendi que nem tudo sai da forma como esperamos – ainda bem!

Com o trabalho em equipe também aprendi que nem sempre você vai concordar com tudo que for decidido. Se a maioria acha que x + 10 está correto, então talvez você realmente esteja errado em defender y.

E tudo bem se as coisas não saírem exatamente como você havia imaginado porque na maioria das vezes o resultado é ainda melhor.

Nosso projeto é sem fins lucrativos, tudo é feito no amor. A quantidade de trabalho é proporcional ao tesão pela area: demanda muito tempo, muita dedicação, muito estudo e muita mão na massa. Algumas vezes ele demanda até mesmo investimento financeiro. Mas não há dinheiro no mundo que pague a experiência de participar do Fala Mais, RP!

Posso dizer com certeza que minha vida mudou depois que sai da minha zona de conforto e decidi empreender na área. Trabalhar com algo que te permite aprendizado diário fazendo o que ama, não tem preço.

Sem contar os amigos que fiz, que ainda farei e que vou levar para o resto da vida. Mas esse ponto é tão importante que merece um texto próprio. Fica para o próximo convite.

Muito obrigada Versátil RP pela oportunidade 🙂

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s