Versátil Visita: Museu da Língua Portuguesa

Por Camila Freitas

Durante a graduação, o estudante de Relações Públicas tem que entregar semestralmente atividades complementares para se formar. A faculdade oferece diversas atividades, palestras, monitorias em eventos e demais formas para o estudante conseguir cumprir horas, mas, por conta de tempo, muitos não conseguem participar. Pensando nisso, o Versátil RP dará dicas de locais para visitar em São Paulo e demais locais para você se divertir e adquirir conhecimento ao mesmo tempo. Hoje vamos falar sobre o Museu da Língua Portuguesa.

Localizado no prédio acima da plataforma de trens da Estação da Luz, no centro de São Paulo, o Museu é dedicado à valorização do nosso idioma, retratando a origem do português que conhecemos atualmente e as influências sofridas por conta da mistura de línguas indígenas e estrangeiras, além de ressaltar a diversidade que é a cultura brasileira, entre outros temas. Para garantir a interatividade ao visitante, as exposições são expostas em três andares utilizando-se de mídias como telas interativas, músicas da MPB como som ambiente, auditório com projeção de filme sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil e um “planetário da Língua”, composto por imagens projetadas e áudios de poemas e textos de escritores brasileiros, narrados por grandes personalidades como Fernanda Montenegro e Chico Buarque.

No primeiro andar está sendo apresentada atualmente a exposição “Esta sala é uma piada”, onde é possível encontrar os trabalhos que foram exibidos no 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Por meio de charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, os artistas transmitem mensagens usando o humor para se expressarem sobre o que acontece na sociedade, como religião, personalidades famosas, política e assuntos do cotidiano. As obras estão espalhadas pelo ambiente, além de conter um cantinho com livros para as crianças lerem.

IMG_20150318_163916725

Há no local um espaço especial para charges sobre o Golpe Militar de 1964: as ilustrações retratam como a imprensa da época sofria com a falta da liberdade de expressão por meio de censura e violência, além de ressaltar a importância da democracia nos dias atuais. Também está sendo exposto o “Micro contos de Humor”, onde curtas mensagens humoradas compõem a amostra e as peças também são apresentadas com versão em braile (sistema de leitura para pessoas com deficiência visual). No mesmo andar ainda está sendo realizada a exposição “Fotocartuns”, onde, a partir de fotos produzidas com câmeras analógicas, o artista reproduziu imagens engraçadas com a ajuda de amigos.

IMG_20150318_162034260

O segundo andar é dedicado à história da língua portuguesa no nosso país e às mudanças que sofreu pelo estrangeirismo. No local há painéis mostrando também a mudança na literatura, meios de comunicação e arte no país, quando a linguagem acaba interferindo. Nos 106 metros de tela são exibidos vídeos mostrando a diversidade cultural e linguística do Brasil.

IMG_20150318_174023153

Já no terceiro andar está sendo realizada a exposição “Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra”, sobre a escritora portuguesa Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa. Nela, através de painéis ilustrados com textos e fotografias, a trajetória dessa grande escritora é apresentada ao público, bem como suas obras, que estão entre romances, contos, peças teatrais, livros infantis e crônicas.

IMG_20150318_165550393

Gostou das exposições? Então visite o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Praça da Luz s/n°. Para ir ao local a melhor opção é a estação Luz, sendo de metrô pela linha amarela ou azul e de trem pela linha 7–Rubi e 11–Coral: expresso leste. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fica aberta até às 17h e o preço do ingresso é R$6,00 a inteira e R$3,00 a meia entrada. Site: www.museulinguaportuguesa.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s