Série “FALA COORDENADOR!” – Universidade Anhembi Morumbi

Nós do VersátilRP queremos apresentar a todos os cursos de Relações Públicas das Universidades e nada melhor que o Coordenador de cada curso apresentar a nós. logo-anhembi Iniciamos nossa série com o coordenador da Universidade Anhembi Morumbi. Apresentamos UAM - luiz vicente lazaroo professor Luiz Vicente de Lima Lázaro, Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência de mais de 20 anos em diferentes áreas da Comunicação. Ele apresenta o curso de RP da Universidade Anhembi Morumbi que teve em 2014  após 13 anos a 1ª turma de formandos e também a aprovação do curso pelo MEC com nota 4.

 APROVEITEM!

Quais Cursos relacionados a área de RP?                    A Universidade Anhembi Morumbi ofereceu de 1970 até 1998 o curso de Relações Públicas, tendo formado nesse período grandes nomes das Relações Públicas do Brasil, referências tanto para o mercado e para o meio universitário, Margarida Kunsch e Flavio Schmidt. Em 2011, o curso retornou ao nosso portfólio, com a abordagem e o direcionamento da Comunicação Integrada. Em 2014 o curso passou pelo reconhecimento do Ministério da Educação, recebendo nota quatro, graças ao envolvimento de seus alunos, corpo docente, coordenação de curso e diretoria acadêmica. Além disso, a Universidade oferece ainda cursos de pós-graduação em comunicação, destacando-se os cursos de Comunicação Corporativa, Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais e Mídias e Redes Sociais.

Outros Cursos, Palestras e Eventos a serem oferecidos – relacionados a área de RP, como cursos livres, gratuitos, extensão e línguas?                    Todos os anos acontece nos campi da Vila Olímpia e Centro o PROWEEK, evento que reúne atividades de todas as habilitações presentes na Escola de Comunicação (Jornalismo, Cinema, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Produção Editorial e, claro, Relações Públicas). Nesse ano, no segundo semestre, acontecerá a sexta edição do evento, organizado pela Escola de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi Morumbi por meio da AGCOM, agência experimental que conta com ampla participação dos alunos estagiários e voluntários, de todas as habilitações dos cursos de comunicação da Anhembi Morumbi. O evento conta todos os anos com renomados profissionais das Relações Públicas e de outras áreas da comunicação que compartilham seu conhecimento a trazem a visão do mercado aos alunos. Em 2014, aconteceu ainda o RPUAM+100, iniciativa dos alunos do curso. O evento comemorou o centenário das Relações Públicas no Brasil, com a presença de renomados nomes da área.

Qual a Proposta Educacional e Institucional?                    O curso de Relações Públicas da Anhembi Morumbi incorpora em sua matriz curricular desde o primeiro período, o desenvolvimento de planejamentos integrados. A partir de uma pesquisa temática orientada, o projeto é levado à prática pelos alunos em diferentes mídias. Ao final do semestre acontece uma apresentação oral diante de uma banca. O objetivo é trabalhar desde cedo a pesquisa teórica, a prática em laboratório e apresentação de um projeto. O projeto de primeiro período, por exemplo, passa pela criação de uma agência experimental de Relações Públicas (que pode evoluir até o final do curso) e um projeto de comunicação interna para um cliente real.

Qual o Diferencial Acadêmico? (estrutura, nota no MEC, formação dos professores, relacionamento/convênio com o mercado de trabalho)                    O curso recebeu em 2014, por conta do reconhecimento do curso, a nota 4 do Ministério da Educação. O corpo docente, formado essencialmente por mestres e doutores é um dos diferenciais do curso, além da infraestrutura presente somente no campus Vila Olímpia: 29 laboratórios com cerca de 1.200 computadores, 2 estúdios de TV, 2 estúdios de áudio, dois estúdios de fotografia digital, 2 estúdios de fotografia analógica/laboratório de revelação, 3 ilhas de edição de vídeo e 2 ilhas de edição de áudio. O curso de Relações Públicas é parceiro do Instituto Mais, que entre outras atividades, organiza a FIBOPS (Feira Internacional para o Intercâmbio de Práticas Socioambientais), que acontece anualmente no campus Vila Olímpia. Outra parceria de destaque acontece com o OCI (Observatório de Comunicação Institucional), organização que reúne professores, pesquisadores e profissionais interessados na área.  

Qual o Diferencial da graduação em RP, Grade Curricular do curso, premiações e quantidade de alunos formados na no ano de 2014 ?(somando os dois semestres)                    A Universidade Anhembi Morumbi, como parte da Laureate International Universities, oferece ao seu aluno a clara possibilidade de intercâmbio nas universidades da rede, que conta com mais de 80 instituições em 29 países e mais de 900.000 estudantes. Cada unidade da rede com o International Office, que organiza e promove esses programas de intercâmbio. A grade curricular do curso é composta por quatro disciplinas da instituição, cinco disciplinas da Escola de Comunicação e Educação e 23 disciplinas específicas do curso, desde as mais tradicionais como Assessoria de Imprensa e Comportamento, Cerimonial e Protocolo, até as mais contemporâneas como Inteligência Competitiva/Branding e Relações Internacionais Contemporâneas. Além disso, os projetos integrados constituem em si, um dos principais diferenciais do curso. Em 2014, 25 profissionais ganharam o mercado, formados pela Anhembi Morumbi.

Visão/Objetivo para 2015                    O desafio para 2015 e para os próximos anos é a melhoria contínua. Recebemos nota 4 para o curso, o que brindou o esforço de todos para criar e manter um curso que tem a qualidade como grande objetivo. O mercado é dinâmico e a Universidade, nesse contexto, deve ser uma instituição atenta a essa realidade. Dessa forma, o curso de Relações Públicas da Anhembi Morumbi tem a consciência que muito trabalho será sempre necessário para manter esse compromisso de qualidade e, quem sabe, trabalhar por uma futura nota 5.

Fale sobre o Processo seletivo 2015 para Graduação, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, MBA (inscrições, etapas e processos)                    Além do processo seletivo atualmente em curso, existem os cursos de pós-graduação já citados, a Universidade oferece programas de mestrado e doutorado em comunicação.    Sobre Bolsas de Estudo A Anhembi Morumbi promove o vestibular Top 50, oferecendo bolsa de 100% aos cinquenta melhores colocados em seu vestibular. Além disso, existem outras formas de obtenção de bolsa, como as parcerias e Iniciação científica.

Algo mais que deseje expor​                    A Universidade Anhembi espera por você. Venha conhecer a estrutura do campus, bater um papo com os professores e com a coordenação de curso, que terá prazer em receber os candidatos e esclarecer quaisquer dúvidas.  

Contatos (site, e-mail, telefone)

Professor Luiz Vicente de Lima Lazaro – Coordenador

E-mail: lvlazaro@anhembimorumbi.edu.br

Site: www.anhembi.br

4007-1192 (Regiões metropolitanas) 0800 015 90 20 (demais localidades)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Série “FALA COORDENADOR!” – Universidade Anhembi Morumbi

  1. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Ms. Paula Barros, da FECAP | Versátil RP

  2. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO | Versátil RP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s