Mentira para quem?

mentirasHá indícios de que o Dia da Mentira tenha surgido na França no período das festas de Primavera, também conhecido como o dia dos bobos ou tolos. No Brasil, a “brincadeira” surgiu no século 18, com um periódico em Minas Gerais que divulgou (mentirosamente) a morte de Dom Pedro.

A verdade é que a tradição estendeu-se até os nossos dias em que uma pessoa prega uma peça em alguém e apenas depois assume a mentira.

E o que fazer quando uma organização constrói imagem e reputação sob mentiras?

Não são poucos os casos em que empresas fazem uso de histórias que não são reais para fortalecer sua posição e credibilidade em relação aos seus públicos.

A exemplo disso, temos as paletas mexicanas que não são tão mexicanas assim. As paleterias e o doce como conhecemos no Brasil receberam características próprias desse ~ país tropical e abençoado por Deus ~, mas a verdade é que apenas o formato e o tamanho são herdados das que são vendidas no México.

paletas-mexicanas-licenciamento-19266-MLB20169032471_092014-F

Podemos citar ainda a Do Bem e a história das frutas que são colhidas na fazenda do Sr. Francisco para produzir o suco. Ou empresas de maquiagem que mentem a respeito de testes realizados com animais. São inúmeras as verdades que podemos descobrir sobre empresas e seu ramo de negócio, se formos investigar.

do-bem1

Caso valha a dica, aí vai: não conte mentiras para se promover ou promover a sua marca. Melhor do que gerenciar uma crise, é agir com prevenção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s