#04 – Planejamento estratégico para leigos

capa02#04 – Conhecendo a comunicação

Olá, pessoal! Recapitulando a nossa série sobre planejamento estratégico em relações públicas para leigos, no texto anterior falei sobre conhecer o cliente e seus públicos, no segundo texto sobre o conceito e níveis de planejamento e o primeiro sobre a motivação da série. Nessa etapa o desafio é conhecer a comunicação da organização. Mesmo que não seja de maneira articulada, toda empresa se comunica e o objetivo é entender como isso acontece e quais aspectos podem ser melhorados. Como é a comunicação entre os funcionários? Como ela vende? Sai na imprensa? Se relaciona com a comunidade? Quais são seus processos? Seguindo a lógica da Professora Margarida Kunsch há quatro estruturas de comunicação, são elas: administrativa, mercadológica, interna e institucional.

  • Administrativa: é a comunicação dos processos internos de uma empresa, aquela que faz as tarefas acontecerem.
  • Mercadológica: é a comunicação das vendas, seu objetivo é tratar diretamente dos negócios (serviço/produto) da empresa.
  • Interna: embora também aconteça dentro da organização ela se difere pelo objetivo estratégico, a intenção é estabelecer e mantar uma conversa entre empresa e colaboradores, por meio de ferramentes bem definidas e alinhadas com um objetivo.
  • Institucional: é a comunicação responsável por tornar público a missão, filosofia e identidade de uma organização, aqui o objeto não é a venda propriamente dita, mas sim a construção de uma imagem com credibilidade e prestígio.

Dessa estrutura a comunicação é, sem duvidas, o grande negócio das relações públicas. Costumo dizer que a diferença básica entre relações públicas e publicidade e propaganda é a seguinte: PP pensa e cria a curto prazo com o objetivo em vendas e RP pensa e cria a longo prazo com o objetivo em relacionamento. Nos negócios, assim como na vida, quanto mais você se relaciona mais você confia. E fazer com que uma marca seja de confiança, com credibilidade e imagem positiva é um dos principais serviços que as relações públicas pode oferecer. Para ilustrar trago algumas ações genuinamente de relações públicas:

Hellmanns e as receitas via Whatsapp: no Social Media Brasil de 2014 conheci esse case na palestra de Lah Nascimento e Dani Santos representantes da 223. Pude notar o entusiasmo, aspectos do planejamento e perrengues da execução dessa ação. A ideia basicamente foi ajudar os consumiores da maionese Hellmanns a fazer receitas usando como plataforma o Whatsapp. Veja no slidehare mais detalhes. [update: o slide sumiu misteriosamente, mas tem o site e o vídeo abaixo.

Tam e as instruções de segurança: a Tam fez uma surpresa para os passageiros dos voos que passariam a noite do Natal e do Ano Novo em viagem, a empresa de viação elaborou um vídeo com as instruções de voo com os familiares de alguns dos passageiros. O resultado, que viralizou, foi um vídeo com reações emocionantes.

Percebe que nenhuma das duas ações vende diretamente o serviço/produto das marcas, mas cria vínculos, aproxima, emociona e se relaciona. E ambas são extremamente criativas, totalmente fora do escopo tradicional da comunicação.

Consultorias (em grupo ou individual, online ou presencial) para pequenas empreendedorAs (sim, só as minas) e para projetos de impacto social e/ou cultural. Saiba como aqui.

Anúncios

3 pensamentos sobre “#04 – Planejamento estratégico para leigos

  1. Pingback: #05 – Planejamento estratégico para leigos | Versátil RP

  2. Pingback: #06 – Planejamento estratégico para leigos | Versátil RP

  3. Pingback: #08 Planejamento estratégico para leigos | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s