Documentário Kaimbé Massacará em São Paulo.

Por Mariangela Sena

Você já pensou que talvez o seu vizinho possa pertencer a uma tribo indígena? Não? Então eu digo que isso é bem possível hoje. Se você ainda acha que os índios vivem somente em suas tribos, você pode estar enganado. Eles estão bem mais perto do que se imagina.

No embalo do Dia do Índio, celebrado no dia 19, o VersátilRP apresenta o documentário Kaimbé Massacará em São Paulo, que acaba de ser disponibilizado por seus realizadores no youtube.

Produzido entre 2012 e 2013 pelos então estudantes de comunicação social Mariangela Sena, Valéria Silva, Ronaldo Sena (habilitados em jornalismo) e Kathlin Fernandes (habilitada em radialismo), o projeto é fruto do trabalho de conclusão do curso da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), submetido e aprovado pela banca examinadora em junho de 2013.

Acompanhando a rotina de cinco representantes da etnia kaimbé massacará, originalmente localizada em Euclides da Cunha, sertão da Bahia, o documentário trata com naturalidade como esses índios vivem na cidade de São Paulo, relatando suas experiências, o cotidiano de cada um, motivo pelo qual eles estão aqui, se pretendem voltar e quais são os seus maiores sonhos em suas visões singulares. Com a participação de dois especialistas: o antropólogo Benedito Prezia e a indigenista Vanessa Ramos, a ideia principal é mostrar que no meio do caos é possível manter suas tradições, costumes e crenças, fortalecendo suas raízes onde vão e estão.

Assim como a vida de qualquer outro ser humano, ainda há muitos preconceitos e dificuldades para serem enfrentados. Para fornecerem uma vida melhor aos seus familiares – por que nem sempre a ajuda vem de quem deveria vir – e para terem uma melhor aceitação, alguns foram “obrigados” a renegar a sua própria origem.

Sem título

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s