Qual o melhor canal para veicular sua campanha?

Em uma época onde há diversas mídias (on e off-line) para se comunicar com as pessoas, fica cada vez mais difícil escolher quais são os canais mais assertivos para alcançar o seu público-alvo. Também é correto afirmar que o objetivo de um comunicador é achar um canal que atinja esse público, além de traçar estratégias para que a sua mensagem os impacte de forma positiva.canais

Se você é responsável pelo planejamento de mídia de algum produto e/ou empresa, fique por dentro de alguns dos canais mais utilizados hoje em dia:

Facebook: Essa ferramenta possibilita a segmentação do seu anúncio por interesses, dados demográficos, localidade, comportamentos e conexões, além de poder encontrar pessoas com “perfis semelhantes” ao do seu cliente. Você poderá impulsionar publicações para atingir um maior número de pessoas, criar anúncios segmentados e aumentar o reconhecimento da sua marca publicando conteúdo relevante.

Google: Nesse canal você poderá realizar anúncios online em formato de displays animados ou estáticos, redes de pesquisa e conteúdo para celular, segmentando-os por palavras-chave, localidade e perfil de usuários. Você também poderá produzir vídeos para serem veiculados antes de conteúdo do Youtube, além de poder dar maior destaque para algum vídeo do seu canal, caso “alugue” um espaço patrocinado na página principal da ferramenta.

Instagram: Desde 13 de abril, o Facebook, dono do Instagram, passou a exibir publicidade no feed da sua ferramenta. Com uma marcação chamada “patrocinado”, as marcas poderão realizar campanhas por meio de fotos ou vídeos, como se fossem pessoas postando alguma coisa. Nesse início, apenas sete agências publicitárias estão criando campanhas, com o acompanhamento do núcleo criativo do Instagram, das principais marcas que têm atuado nesse canal.

Fonte-Estadão

Fonte: Estadão

Twitter: Seja promovendo sua conta, postando tweets patrocinados ou veiculando assuntos patrocinados, o Twitter pode ser uma boa opção para se veicular alguma ação de comunicação. Da mesma forma que no Google e Facebook Ads, você poderá acompanhar em tempo real o desempenho das ações que realizar na ferramenta, utilizando uma série de estatísticas sobre tráfego, público e tweets mais lidos e/ou retweetados.

Viber: Atualmente não é possível veicular anúncios no aplicativo, entretanto, o Viber ganhou grande destaque com o lançamento dos chamados grupos abertos, uma ferramenta onde você pode acompanhar a conversa de pessoas relevantes em diversos setores. É como se fosse um grupo de whatsapp, só que aberto para você acompanhar o que o grupo conversa. Estão entre eles, grandes marcas, youtubers, bandas e rádios. Uma possibilidade de divulgar dentro do aplicativo são os chamados stickers, um tipo de emoticon cartoonesco que, se contratados junto ao viber, podem ter alguma personalização específica da sua marca e, caso viralize, você pode tê-la divulgada na ferramenta.

Whatsapp: Em 2014, Mark Zuckerberg disse que o foco da ferramenta, nos próximos anos, era aumentar o número de usuários e não trabalhar monetização por meio de anúncios. Entretanto, políticos já utilizaram o aplicativo para fazer campanha e algumas empresas já vêm empregando estratégias de comunicação, criando conteúdos que possam viralizar sem ferir ou incomodar o usuário.

Mídias off-line: Esse tipo de mídia também é bastante relevante, entretanto, dependenredes-sociais-vasco-marquesdo do tipo de veículo em que for divulgar alguma campanha, como jornais, por exemplo, fica mais difícil mensurar quantas pessoas você atingiu de fato, mensuração essa que fica mais fácil quando sua campanha é anunciada em algum canal on-line. Mas aqui você encontrará uma vasta cadeia de veículos que poderão atender, dependendo da sua estratégia, o seu objetivo. Seguem alguns exemplos de canais que você pode utilizar: cinema, TV, jornais, revistas, eventos, ações com pessoas relevantes no setor do seu produto ou para o público que quer atingir, entre outros.

Vale ressaltar que, independente do canal que escolher para veicular sua campanha, é importante que você defina, com antecedência, o seu público-alvo, planeje qual será o objetivo da sua ação e, após estar no ar, mensure qual o impacto da sua campanha no canal em que foi veiculada e qual foi o retorno sobre o investimento aplicado.

Boa sorte!

Fontes:

https://instagram.com/about-ads

http://blogs.estadao.com.br/link/instagram-comeca-a-exibir-anuncios-no-feed/

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/whatsapp-nao-tera-anuncios-nos-proximos-anos-diz-zuckerberg

http://ecode.messa.com.br/2013/11/acoes-de-publicidade-no-whatsapp.html

http://campanhawhatsapp.blogspot.com.br/

https://www.google.com.br/adwords/

http://www.google.com.br/ads/ad-types.html

https://pt-br.facebook.com/business/goals/promote-your-app/

https://biz.twitter.com/pt/ad-products

http://propmark.uol.com.br/digital/49459:viber-aposta-em-grupos-aberto

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