#05 – Planejamento estratégico para leigos

capa02#05 – Conhecendo o macroambiente e os concorrentes

Olá, pessoal. Beleza? No episódio anterior, falei sobre as comunicações e apresentei alguns cases legais [e tem o ep 01, 02 e 03 também]. No post de hoje vamos falar sobre macroambiente e concorrentes.

Geralmente, o macro vem acompanhado do micro, porém, é preciso observar que o processo aplicado aqui, o mais utilizado em RP, já detalhou os aspectos do microambiente nas análises de processos da comunicação e de públicos. Dessa forma, focaremos no macroambiente, que, por sua vez, é composto por cinco variáveis que poderão afetar seu negócio, são elas: econômica, natural, tecnológica, político/legal e sociocultural.

A variável econômica levará em consideração temas como inflação, poder de consumo do público, avanço ou retrocesso de classes, época do ano em relação à economia – por exemplo, no começo do ano chegam os diversos impostos a serem pagos (IPVA, IPTU etc.). Será que isso pode afetar o seu negócio?

Já a variável natural tem por objetivo analisar questões como clima, localização, terreno, vizinhança, matéria-prima, dentre outros. Por exemplo, uma empresa de sorvetes pretende instalar quiosques no sul do país, tendo estas informações, é preciso analisar em qual época do ano faz calor para abastecer o quiosque e em qual época do ano faz frio para diminuir o fluxo de produtos e colaboradores.

A análise tecnológica diz respeito a todos os avanços da área que podem impactar no negócio como, por exemplo, uma empresa de transporte público que decide utilizar as catracas eletrônicas com o uso do cartão magnético. Quanto essa tecnologia custará? Será preciso dispensar funcionários? Quantos? Como conversar com esses funcionários?

O aspecto político/legal diz respeito às leis vigentes no país, estado ou cidade. Dentro desta questão, podem entrar os detalhes burocráticos da empresa – Há sócio ou não? É pequena, média ou grande? Qual tipo de imposto vai contribuir? – e, ainda mais externos, como as leis que regulamentam tal atividade, as leis trabalhistas etc.

E por fim, a variável sociocultural, que trata dos aspectos sociais do contexto em que a organização está inserida: seu público tem alguma religião? Um time de futebol específico? Uma tradição regional? Algum assunto delicado? Um bom exemplo são as latinhas personalizadas de time de futebol da Brahma, considerando que cada time tem a sua identidade visual e, possivelmente, a distribuição foi prevista mediante pesquisa que identifica qual região tem mais torcedores do time x ou y. macro Depois da análise do macroambiente é preciso estudar os concorrentes. Sim, é preciso entender sobre eles também. Se possível, até consumir seus produtos/serviços para analisar atendimento, qualidade, processos etc. Segundo Philip Kotler, as empresas têm de ser capazes de responder cinco principais questões sobre seus concorrentes:

Quem são os concorrentes? | Diretos, indiretos, mesmo serviço/produto.

Quais suas estratégias? | Preço, diferencial, atendimento, entrega.

Quais seus objetivos? | Lucro, público ou região.

Quais suas forças e fraquezas? | Participação no mercado, ROI, custo de produção.

Quais seus padrões de reação? | A reação do concorrente frente a uma ameaça.

Reunindo estas informações é possível criar estratégias capazes de superar a concorrência e assim conquistar e fidelizar clientes/consumidores para a empresa. Ok, mas você deve estar se perguntando como e onde encontrar essas informações, certo?

Para as variáveis de macroambiente é possível acompanhar notícias, pesquisas oficiais, estudar as leis e a cultura; agora para conquistar as informações de concorrência use a criatividade ou a “cara de pau”, além de consumir, se for acessível, o produto/serviço para saber detalhes que vão além do que e explícito.

Consultorias (em grupo ou individual, online ou presencial) para pequenas empreendedorAs (sim, só as minas) e para projetos de impacto social e/ou cultural. Saiba como aqui.

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2 pensamentos sobre “#05 – Planejamento estratégico para leigos

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