VRP no IX Congresso Abrapcorp

abrapcorp2015Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de maio o IX Congresso Abrapcorp (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas), que teve como tema: Comunicação, Governança e Organização. O evento ocorreu em duas instituições de ensino da cidade de Campinas-SP, PUC e Metrocamp.

Na noite de abertura oficial a mesa foi composta pelo Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (atual presidente da Abrapcorp), Prof. Dr. Rogério Bazi (Diretor do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC), Prof. Me. Daniel Galelli (Diretor Geral Metrocamp), Profa. Me. Maria Padula (da PUC-Campinas), Profa Dra. Maria José da Costa Oliveira (da Metrocamp) Profa. Dra. Margarida Kunsch (da USP), Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-MG) e a Profa. Dra. Claudia Peixoto de Moura (da PUC -RS).

Em seguida o Prof. Dr. Jordi Xifra (Universidade Pompeu Fabra de Barcelona) fez a primeira conferência do congresso sobre “O que é transparência?”. Onde ele introduziu sua crítica em relação ao conceito e apontamentos sobre a diferença entre a pratica e a teoria nas organizações.

No dia seguinte aconteceu a conferência “Pesquisa e aplicação de Governança Corporativa no Brasil e no mundo” e o Café Abrapcorp 2015 com o lançamento de livros, revistas e sites. Entre as obras expostas o livro do congresso Abrapcorp de 2014 que é possível baixar aqui.

Para o professo Rudimar Baldissera da UFRGS “pesquisas em comunicação são oportunidades de levar ao mercado qualificação e melhorias nos processos a longo prazo, além de trazer evidências da importância das relações públicas”. Já para a professora Cleuza Cesca da PUC Campinas “ainda existe dúvida entre os empresários e eventos desse porte divulgam e fortalecem a categoria”.

abrap01 A professora Margarida Kunsch avalia como muito positivo os grupos de pesquisa das principais universidades do país e considera de extrema relevância as produções coletivas, a exemplo a obra “Compreendendo um campo do conhecimento – reflexões epistemológicas sobre a comunicação organizacional, a partir de autores brasileiros” das pesquisadoras Isaura Mourão, Ivone de Lourdes Oliveira e Anice Pennini. Para Isaura “a obra traz os conceitos primordiais dos principais autores e o objetivo é introduzi-los aos alunos das graduações de relações públicas”.

Outra obra exposta no congresso teve como inspiração a dama de ferro das relações públicas Vera Giangrande, o livro “Mídia e cidadania – um estudo da natureza comunicativa da Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados” resultado da dissertação de Silvia Regina dos Santos Coelho.

No período da tarde o congresso abriu espaço para os grupos de pesquisa com apresentação de artigos científicos baseados nos temas: inovação e tecnologia, pesquisa e ensino, identidade e discurso, responsabilidade social e cidadania, políticas e estratégias, comunicação pública, política e governamental. Aconteceu também a premiação das melhores teses e dissertações.

Além do comitê cientifico, da comissão de mesas temáticas, da coordenação executiva e da comissão local, o evento contou com a importante participação dos alunos de relações públicas e turismo da PUC-Campinas e Metrocamp. Com coordenação da professora Zuleika Mamenti os alunos assumiram atividades como recepção, guia de informações, guia de hospitalidade, cerimonial e protocolo, elaboração de material gráfico, etc.

A professora Zuleika comentou sobre esse processo“esse ano contamos com cerca de 30 alunos que se disponibilizaram para participar da organização do evento, que é uma ótima oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Eles são cheios de energia, são produtivos e com iniciativa. É uma delícia trabalhar com os alunos”.

A aluna Carolina Soares do 7º semestre de RP da Metrocamp participou do cerimonial na noite de abertura e para ela “as duas últimas semanas a preparação ficou bastante corrida, mas vale a pena cada minuto, pois tive a oportunidade de conhecer grandes referências, novos colegas e realidades. Esse foi meu primeiro evento na prática e trabalhar no cerimonial foi uma grande responsabilidade”.  Já Nádia Gandra, também do 7º semestre de RP da Metrocamp, conta que desde o ano passado já havia iniciado pesquisas sobre o evento e que foi muito importante participar dos bastidores.

abrap02 Para o atual presidente da Abrapcorp Luiz Alberto de Farias “o tema é contemporâneo e o congresso Abrapcorp 2015 marca um processo de amadurecimento na forma e no conteúdo”. Para ele os grupos de pesquisa e trabalhos apresentados atingiram a excelência e conta estar bastante ansioso para o 10º congresso que trará o tema economia criativa e acontecerá na cidade de São Paulo.

Particularmente, o congresso foi muito produtivo, muitas ideias e pensamentos novos. Além de ter sido ótimo reencontrar inspirações como Alexandre Costa, Marcello Chamusca, Marcia Carvalhal e Carol Terra. Aproveito para agradecer aos queridos Juliano Augusto, Lailla Menardi, Matheus Coelho e Joyci Dias pelo suporte e simpatia. 8)

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s