Crowdsourcing: a tendência de atuação no mercado

Crowdsourcing é um termo muito utilizado atualmente, mas será que todos sabem o que ele significa? Será que o crowdsourcing pode ser utilizado como forma para atuar no mercado? Claro que sim! O crowdsourcing está sendo utilizado por alguns sites para conectar profissionais de diversas áreas a clientes que estejam em busca dos seus serviços. Com isso, mais de 1 milhão de tarefas são concluídas por dia em plataformas de crowdsourcing no mundo, segundo estimativas da empresa americana CrowdFlower.

O termo apareceu pela primeira vez em 2006, num artigo escrito por Jeff Howe e Mark Robinson. Mas o que ele significa? Crowdsourcing é a união de duas palavras do inglês: crowd, que significa multidão, e source, que significa fonte de informação. Assim sendo, crowdsourcing pode ser compreendido como conhecimentos, ideias e soluções que surgem a partir de um grupo ou comunidade.

downloadNão devemos pensar que crowdsourcing é algo novo e que surgiu graças à internet, o ato de criar soluções de forma coletiva é algo que acompanha a humanidade. Entretanto, a internet propiciou que pessoas desconhecidas pudessem se unir para alcançar o propósito de criar coletivamente.

O crowdsourcing pode ser utilizado com fim pessoal, e assim você pode conseguir carona, hospedagem, comprar produtos etc. Mas pode ser utilizado também para fins educacionais, filantrópicos e empresariais. Afinal, para os empreendedores, a internet e as redes sociais se tornaram como o atalho para acessar uma mão de obra global que antes estava fora de alcance de uma pequena ou média empresa.

Além disso, algumas empresas pelo mundo realizam ações de crowdsourcing e assim colocam nas mãos do público, principalmente dos clientes, algumas decisões a respeito da organização, como nomear ou opinar na criação de um novo produto. A ação, se bem planejada e realizada, tende a aproximar a empresa e os públicos, estreitando laços e gerando admiração.

Mas que tal utilizar o crowdsourcing para ganhar um “extra” e conseguir experiência para enfrentar o mercado?  Sim, isso é possível. Existem plataformas que tentam aproximar amadores ou profissionais de empresas que precisam dos mais variados serviços. Então, se está precisando de experiência para entrar no mercado, se está trabalhando, mas precisa de um dinheirinho a mais, ou se é um empreendedor que está à procura de um profissional que atenda às necessidades de sua empresa na prestação de um serviço, fique ligado. Apresentaremos abaixo algumas plataformas de crowdsourcing que oferecem oportunidades para profissionais de comunicação e empreendedores.

Kaxola.com: a plataforma tem o propósito de conectar pessoas e empresas, fazendo com que boas ideias possam sair do papel. Logo, se você tiver uma ideia de campanha, slogan, aplicativo ou invenção, pode agenciar a sua ideia no site. Há também a possibilidade de participar das competições promovidas pelo Kaxola. Solicitado por algum cliente, o Kaxola lança um desafio: descreve o briefing e pede um novo jingle, slogan, logotipo ou campanha, por exemplo. Qualquer um pode participar e o ganhador leva um bom dinheiro como prêmio.

Wepinch: rede social com foco em startups e que tem como objetivo reunir empreendedores, investidores e profissionais de diversas áreas. Na rede social, starters podem criar projetos e profissionais podem se oferecer para participar deles. Investidores também têm acesso aos projetos, nos quais podem escolher investir ou não. Em vez de vender uma ideia ou oferecer dinheiro por um usuário, este pode encontrar parceiros para sua iniciativa ou se oferecer para participar de trabalhos em troca de recompensas como dinheiro ou vaga de emprego.

Além destes dois que descrevemos acima, existem outros sites que os profissionais e empreendedores devem ficar atentos, caso tenham se interessado nessa possibilidade de atuação e contratação, respectivamente. Eles funcionam praticamente da mesma forma, o que muda é o foco.

Logovia (http://www.logovia.com.br/) – Design

Youcreate (http://youcreate.com.br/) – Marketing e Design

Workana (https://www.workana.com/) – Geral

DesignCrowd (http://www.designcrowd.com.br/) – Design

99Designs (http://99designs.com.br/) – Design

We Do Logos (http://www.wedologos.com.br/) – Design

Para saber mais, não deixe de ver essa palestra de Gustavo Mota, co-fundador e CEO da We Do Logos, disponibilizado no canal da Endeavor Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=_DVMZU0D99c

Fontes: http://www.ceschini.com.br/2011/10/mas-o-que-e-crowdsourcing/
http://www.consumocolaborativo.cc/crowdsourcing-brasil-sites-de-crowdsourcing-brasileiros-2/
http://blogs.estadao.com.br/link/crowdsourcing-pode-ser-a-nova-forma-de-contratar-servicos/
http://crowdtest.me/empresas-crowdsourcing/
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/com-crowdsourcing-novo-site-agencia-ideias-e-projetos
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/rede-social-wepinch-une-empreendedores-e-investidores
http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/71/noticias/todo-mundo-junto
http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/entenda-o-que-e-crowdsourcing-e-a-nova-tendencia-da-producao-colaborativa-2/

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