#VRPnoPS2015 3 – Planejamento em tempo real

Por Camila Freitas e Lais Rodrigues

O planejamento em tempo real (real time) hoje em dia é essencial para interagir com o consumidor. No terceiro episódio da série #VRPnoPS2015, trazemos Rodrigo Gameiro (The Coca-Cola Company), que falou sobre estratégias que estão por trás de alguns projetos, permitindo que a marca se aproxime de seus clientes.

IMG_20150516_112218441

Adeus keynote, bem-vindo planejamento em tempo real

Mudar o plano inicial para alguns ainda pode parecer uma coisa de louco. E, quando ouvimos a expressão real time, acabamos dando ênfase à velocidade em que as coisas acontecem, quando, na verdade, precisamos olhar para outro fator: o right on time, que seria o contexto.

Como, então, manter um bom trabalho sem palco definido? Segundo Rodrigo, com ações que provocam, ouvem, absorvem e respondem.

A opinião do consumidor muda muito rápido na Internet, por isso é importante entender o que os consumidores querem ver e ouvir. Trabalhar estratégias em cima do que desejam permite passar a mensagem de maneira que eles entendam melhor. Dessa forma, temos:

  • Profile: qual o perfil de quem eu quero atingir.
  • Listen (ouça): quais são as tendências e os resultados?
  • Speak (fale): conteúdo de acordo com o que seu público deseja.
  • Direct (direcione): relacionamento estabelecido com eles.

O real time da Coca-Cola nas redes sociais é constante para fortalecer o relacionamento com o cliente, podendo surgir assuntos polêmicos vez ou outra, como o que aconteceu com a propaganda no final da novela Império em que os internautas não gostaram. A empresa optou não se posicionar sobre o assunto por não terem sido questionados diretamente.

Gameiro contou sobre as campanhas atuais da Coca-Cola, como a dos nomes nas latinhas que é um enorme sucesso pela interatividade com o consumidor, e a importância de seguir a missão da empresa, que no caso é: contar histórias que emocionem.

boas historias

Assim como Canato falou sobre a marca que é “aquele cara”, e gera fadiga por falar demais, Rodrigo contou que nem sempre devemos falar sobre o “assunto do momento”, principalmente se as pessoas já estão enfadadas.

Alinhar o que você quer falar com o que os outros querem ouvir, possibilita ideias criativas. Para surpreender, você deve fugir do que as pessoas esperam. Para superar uma expectativa, você deve criá-la!

Anúncios

Um pensamento sobre “#VRPnoPS2015 3 – Planejamento em tempo real

  1. Pingback: #VRPnoPS2015 6 – Duvide até do planejmento | Versátil RP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s