#VRPnoPS2015 4 – Não importa o que a gente acha

Por Camila Freitas e Lais Rodrigues

Entender os verdadeiros sentimentos do consumidor é importante para desenvolver seu trabalho. Para saber o que realmente pensam, a pesquisa dá uma percepção sobre a opinião deles. Todavia, a metodologia deve estar adequada à sua pesquisa para saber exatamente o que pensam.

Erika Kitabayashi e Douglas Nogueira, da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, falaram sobre a importância da metodologia no planejamento e nós trouxemos para você em mais um texto da série #VRPnoPS2015!

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O que a gente acha é o que menos importa – Metodologia de Planejamento

Assim como Amnah Asad, a dupla falou sobre empatia, que é colocar-se no lugar do outro. Habilidade para entender como e quando usar a metodologia contribui para entender angústias, necessidades e desejos dos consumidores, norteando o planejamento.

Em seus exemplos, Erika e Douglas mencionaram a “Jornada do herói”, em que há a existência de um mundo comum com partida, abismo e resultado. No abismo, você se identifica com o herói. Como, então, ser esse herói e fazer com que as pessoas sintam confiança em você? Cada público tem uma comunicação específica. É necessário conhecer a relevância do que você fala e também saber quando interromper, pois as pessoas não estão prontas para ouvir o que você tem para falar.

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Não devemos nos esconder atrás de monitoramento de clicks, pois as coisas mudam muito rapidamente na internet. E mensurar apenas nos clicks não é suficiente para contar histórias. A importância da metodologia no desenvolvimento da pesquisa se dá no momento da análise de dados, em que é preciso ler as entrelinhas (insights) para conseguir extrair mais informações, principalmente porque as pessoas mentem na pesquisa e devemos saber como estimular os entrevistados a dizerem o que realmente acham a respeito do assunto abordado. Resultados também estão no que as pessoas não dizem.

Os palestrantes abordaram também que a comunicação integrada é importante para o desenvolvimento do trabalho (que não deve ser meia boca), sendo no caso o planejamento com criação para desenvolver layouts de acordo com o que é pedido, e assim usarem as melhores estratégias para atingir o público final, por exemplo. Falaram também das marcas que possuem recall: Itaú, Fiat, Casas Bahia e Dolly, sendo que a última sempre é lembrada por causa de memes e páginas de humor em referência ao mascote da marca Dolly.

Em suma, planejamento não acaba no insight, mas dá-nos possibilidades criativas. Saiba trabalhar para ideias que não são suas, crie ambientes. Planejamento é diferente de estratégia. Estratégia pressupõe escolhas e escolhas também estão nos detalhes!

Ótimo final de semana, voltamos com os últimos capítulos na segunda-feira!

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