Série “Fala coordenador!”- FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

photo

Dando continuidade a série “Fala coordenador!” lançada no mês de Março deste ano pelo GT Acadêmico, o Versátil RP traz a você a entrevista com o Prof. Dr. João Nery, coordenador do curso de Relações Públicas da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)  em que compartilhará conosco um pouco sobre a proposta educacional da faculdade, seu diferencial, dados sobre o curso e o que envolve a área de RP.

Fapcom – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Foto_JEN_JPG

Prof. Dr. João Elias Nery Coordenador do curso de RP na Fapcom

Apresentamos o Prof. Dr. João Elias Nery, coordenador do curso de RP na Fapcom. Possui graduação em Comunicação Social – Produção Editorial pela Univ. Anhembi-Morumbi, mestrado em Comunicação Social pela Univ. Metodista e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Atua na docência e administração acadêmica na área de Comunicação Social – Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Atualmente é professor titular da Faculdade Integral Cantareira e realiza estágio pós doutoral na USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial e cultura organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia brasileira, ética, Relações Públicas, Novas tecnologias em comunicação, redes de comunicação e comunicação institucional e corporativa

Curso de Relações Públicas na Fapcom

1. Quais cursos a Fapcom dispõe relacionados à área de Relações Públicas e o tempo de duração de cada um deles?

A Fapcom oferece curso de graduação em Relações Públicas com duração de quatro anos, estruturado em seis eixos de formação, seguindo as diretrizes curriculares nacionais para a área. Este curso forma turmas desde 2006, com número crescente de alunos e premiações diversas. Cursos de especialização são oferecidos em áreas correlatas, no campo das comunicações, com foco em mídias religiosas – o que faz parte do perfil da instituição – e no mercado editorial.

2. Quais são os cursos, palestras e eventos oferecidos pela Fapcom relacionados à área de RP? Qual é a periodicidade, investimento, tempo de duração e público?

A) Semana da comunicação: ocorre anualmente, no mês de agosto, com espaço para palestras, oficinas, exposições e apresentação de produção de alunos e egressos. Estas atividades contribuem para a troca de experiências entre alunos e egressos com profissionais e acadêmicos da área;

B) Cursos de extensão em diversas áreas – planejamento e gestão de eventos, RP 2.0; Assessoria de Imprensa, etc – oferecidos regularmente como parte das atividades realizadas por alunos e egressos no sentido de consolidar a formação na área de RP. Os cursos têm de 04 a 16 horas e são oferecidos semestralmente;

C) Projetos interdisciplinares: desenvolvidos a cada semestre, reúnem conteúdos e práticas de duas ou mais disciplinas, com foco na relação teoria e prática em áreas específicas, como RP e terceiro setor, Eventos e Questões profissionais;

D) Encontro com profissionais e acadêmicos de RP: ao longo do semestre são convidados profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, que desenvolvem atividades em disciplinas que têm conteúdos relativos aos temas abordados.

3. Qual a proposta educacional e institucional da Fapcom?

A partir das definições expostas na missão, na visão e nos valores de Fapcom, a proposta educacional busca desenvolver os conhecimentos de Relações Públicas associando-os a dois outros campos: tecnologia e filosofia. Além da formação específica em RP, que segue as diretrizes curriculares nacionais, a matriz curricular e as atividades desenvolvidas na instituição propõem inúmeras situações nas quais questões profissionais, éticas e tecnológicas são apresentadas para reflexão e produção de conhecimento no campo das Relações Públicas. Há significativo investimento na formação humanística e ética, que, associados aos conhecimentos específicos, buscam qualificar para o mundo do trabalho e para a vida.

4. Qual o diferencial acadêmico da graduação em Relações Pública na Fapcom? 

Há inúmeros diferenciais no curso de Relações Públicas da Fapcom, alguns relacionados à instituição como um todo. Entre estes se destacam:

A) Posicionamento da instituição, que pelos seus valores, missão e visão, propõe a inserção de profissionais de comunicação, filosofia e tecnologia, com formação que abrange as três áreas;

B) Avaliações externas realizadas pelo MEC com notas acima da média do segmento para autorização, reconhecimento e ENADE;

C) Docentes com titulação (mestres e doutores) e experiência profissional, engajados no projeto institucional e de curso;

D) Estrutura física – salas de aulas, laboratórios, estúdios e auditórios – de excelente qualidade, em prédio projetado para a atividade acadêmica e com ótima localização (próximo a duas estações de metrô e com fácil acesso por outros meios de transporte);

E) Convênio com empresas e organizações para realização de estágio e realização de atividades acadêmicas;

F) Prêmios Intercom e ABRP para TCCs realizados – Projetos Experimentais e monografias – em diversas categorias.

G) Excelente relacionamento com egressos do curso, que mantém relacionamento com a instituição e participam ativamente da vida acadêmica e contribuem para a reflexão sobre o projeto pedagógico.

H) Empregabilidade dos egressos, que são acompanhados por programas específicos.

5. Qual a visão e objetivos futuros da Fapcom?Banners-08

A visão é “ser uma instituição de referência acadêmica nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia, que integra conhecimentos teóricos e práticos, associados aos valores humanísticos e culturais, aliados à criatividade e à inovação”.

Isso tem orientado as ações da instituição no sentido de consolidar sua reputação como referência para as três áreas nas quais atua, mantendo o foco nestas, de acordo com os valores assumidos para as práticas acadêmicas pautadas na universalidade e na ética.

6. Quando ocorre o processo seletivo? Quais são as etapas, forma de inscrição e processos?

Para o curso de graduação em Relações Públicas o processo seletivo ocorre semestralmente, com entradas no primeiro e no segundo semestres, com turmas diurnas e noturnas.

Os demais cursos – extensão e pós-graduação – também têm ofertas semestrais, porém não seguem o mesmo calendário da graduação, podendo haver turmas em períodos de férias ou intermediários.

7. A Fapcom disponibiliza bolsas de estudo? Quais?

A Fapcom, seguindo sua missão, oferece diversas modalidades de bolsas, incluindo aquelas vinculados ao setor público – estadual e federal – como Prouni e Fies, e bolsas que fazem parte da proposta da mantenedora.

Praticamente todos os alunos da Fapcom têm algum tipo de bolsa e a política nessa área visa dar acesso ao ensino superior a segmentos diversos de públicos.

8. Fique a vontade para acrescentar mais alguma informação que não foi destacada.

Em um mercado altamente qualificado e competitivo como é o do ensino superior na área de comunicação em São Paulo, a Fapcom, em 10 anos de atuação, posiciona-se como referência para o ensino de comunicação, particularmente em Relações Públicas, construindo uma reputação de instituição que tem foco e capacidade de diálogo com os diversos públicos com os quais se relaciona, sempre pautada pela ética e pelo compromisso com a educação superior.

Mais informações

http://www.fapcom.edu.br

Contatos coordenação de RP – Fapcom: (11) 21398507 | coord.rp@fapcom.edu.br

Anúncios

2 pensamentos sobre “Série “Fala coordenador!”- FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

  1. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profª Ms. Paula Barros, da FECAP | Versátil RP

  2. Pingback: Série “Fala, Coordenador!” com a Profa. Ma. Mércia Segala Bruns, da UNISO | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s