#VRPnoPS2015 6 – Duvide até do planejmento

Por Camila Freitas e Lais Rodrigues

Ufa! Chegamos ao último episódio da série #VRPnoPS2015! Contada em seis capítulos, nossas versáteis Camila Freitas e Lais Rodrigues contaram sua experiência no Planner Summit 2015, evento da Media Education em parceria com a Fundação Cásper Líbero.

Finalizando o evento, o último palestrante convidado foi André Foresti da Unplanned e da F/Nazca S&S. Ele contou a importância de questionar o planejamento e como o planejamento está evoluindo.

IMG_20150516_165717150

Duvide de tudo. Até do Planejamento!

De maneira bastante dinâmica, Foresti iniciou sua fala com a seguinte afirmação: o planejamento é uma área em que as pessoas são pagas para aprender as coisas. Elas aprendem como se comportam, o que sentem e o que querem os consumidores para poder traçar estratégias de comunicação.

Antigamente, as pessoas aceitavam coisas. Hoje em dia, precisamos de coisas que as pessoas querem. O planner deve ter cabeça aberta e saber lidar com crises, delas vêm as ideias e nem sempre as coisas vão sair do jeito que você quer – daí a importância de corrigir falhas e aprender com os erros; trabalhar em conjunto com a criação, para ambos elaborarem boas estratégias e aprender que não dá tempo de colocar todas ideias no papel, pois vivemos em mundo onde o real time é essencial na comunicação, principalmente se tratando do digital.

André também citou que não há mais interações in loco com os públicos, que nos isolamos em agências, atrapalhando o próprio trabalho. Todavia, todo bom planner no fundo é empreendedor, com raízes (para materializar entregas) e asas (para voar longe). Marcas precisam conversar com as pessoas para construírem bons relacionamentos, já que nos últimos tempos as pessoas estão mais críticas, como em relação a rótulos, por isso a importância de destacar a diversidade.

Experiências falam mais do que promessas ditas. A exemplo disso, temos cases interessantes, como o da Mizuno. em que eles mudaram a estratégia para surpreender o público, colocando a corrida para o final do comercial; a ação da Skol na páscoa quando eles entregaram ovos de chocolate personalizados, misturando ações on e offline, além da Sadia na época da Copa do Mundo, já que foi a única marca que apoiou a seleção dando apoio aos atletas.

Quando somos provocados a duvidarmos de tudo é porque “Não dá para ter planejamento, dá pra ter uma boa estratégia”. Seja relevante, saiba deixar de ser algo da marca para ser algo do consumidor. Queira algo, antecipe pensamentos e faça suas escolhas!

Esperamos que vocês tenham gostado. Au revoir!

IMG_20150516_160803843

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s